O Brasil recebe pela primeira vez a exposição fotográfica “50 Grandes Fotografias da National Geographic”, que já impressionou o público em diversos países. A mostra estará no MorumbiShopping até 09/08 revelando as histórias de alguns dos cliques mais memoráveis do último século. A publicação, que inspira as pessoas a cuidar do planeta desde 1888 com reportagens e pesquisas sobre meio ambiente, ciência, geografia e história, reuniu as imagens inesquecíveis de seus arquivos, como a mundialmente famosa menina afegã clicada por Steve McCurry em um campo de refugiados, e o trabalho com chipanzés da antropóloga britânica Jane Goodall, registrado por Michael Nichols. A agência Mood é responsável pelo projeto da exposição, o que inclui a construção de todo o mobiliário e a criação da campanha, com peças de divulgação indoor e online para os canais de comunicação do shopping.
A atração celebra os 125 anos da National Geographic e já visitou cidades como Berlim, Las Vegas e Praga. Os brasileiros poderão participar desse ano comemorativo descobrindo os relatos por trás das fotos e dos profissionais responsáveis por cada obra. As imagens proporcionam uma volta ao mundo por diferentes épocas: a mais antiga é datada de 1965 e traz a vista panorâmica de milhares de peregrinos muçulmanos na cidade sagrada de Meca durante o Ramadã, revelada por Thomas Abercrombie. Entre as peças mais recentes está outro impressionante trabalho de Michael Nichols, que construiu um sistema de escalada para fotografar uma sequoia gigante de aproximadamente 100 metros de altura e com pelo menos 1.500 anos de idade – foram necessárias 84 imagens para compor a foto. Para mostrar a magnitude da árvore, além da imagem na exposição, a foto terá tamanho especial e será exibida em um banner de 7m no interior shopping.
Outro exemplo das condições extremas enfrentadas para a realização de algumas das fotos é o clique feito em 1991 por Emory Kristof que usou uma estrutura submersível e 10.000 watts de luz para levar sua câmera ao fundo do Oceano Atlântico norte e mostrar ao mundo a carcaça do transatlântico Titanic. Cenas cotidianas também estão fazem parte das “50 Grandes Fotografias da National Geographic” com um olhar poético. Um exemplo é o brilho das ruas chuvosas da Broadway, capturado por Jodi Cobb em 1988. O Brasil aparece com uma foto de Kevin Schafer, que visitou a Amazônia para ver os botos nas águas alaranjadas do Rio Negro.
A exposição tem entrada gratuita e está no Atrium do shopping, com textos e mapas acompanhando as imagens e contando o legado de cada foto. “Pensamos em trazer a exposição ao Brasil porque que ela pode ser apreciada por diferentes idades. As imagens transmitem mensagens importantes sobre a história do mundo, preservação da natureza e a importância de respeito entre os povos, por isso acreditamos que será um programa para toda a família e prolongamos sua duração até o Dia dos Pais para reforçá-la como uma atração que pode ser aproveitada por pais e filhos”, afirma Katia Ardito Gandini, gerente de marketing do MorumbiShopping.
Quem passar pela mostra, poderá registrar a visita em um totem de fotos instantâneas que fará montagens como se o público estivesse na capa da revista National Geographic. A brincadeira poderá ser compartilhada nas redes sociais com a #natgeonomorumbishopping.
Esta exposição faz parte de uma parceria entre o centro de compras e a National Geographic, e trará outras mostras com exclusividade para São Paulo ao longo dos próximos anos. Com a novidade, o público apaixonado por fotografia, história, natureza e geografia contará com uma agenda repleta de atrações enriquecedoras que estarão pela primeira vez no Brasil.