Os jovens criativos brasileiros Leandro Cacioli e Leandro Lourenção que participaram da competição de Press do Young Creatives da 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes conquistaram o bronze, na categoria em que os chilenos foram os vencedores, com o ouro, seguidos dos autralianos e filipinos – empatados -, que levaram prata.
A dupla chilena formada pelo redator Michael Honeyman e o diretor de arte Juan Pablo Gaete, da Publicis, recorreu a imagem de um muro perfurado por tiros e, em seguida, por marcas de bola de futebol, para ressaltar a importância do esporte em áreas de conflito, como pedia organização não-governamental Rights to Play, o direito de jogar numa tradução grosseira e literal.
O futebo, esporte mais popular do mundo, também inspirou as peças que conseguiram prata. A dupla de australianos Justin Carew e Enrique Ignacio Rodriguez mostrou dois fuzis cravados na areia, simbolizando duas traves. Uma bola completava a cena, que trazia a assinatura “Dando às crianças a chance de serem crianças”. Já a dupla das Filipinas, com a diretora de arte Carmela Valerie Advincula e a redatora Mignon Wilhelma Tobias, da Leo Burnett Manila, usaram a imagem de um tanque de guerra levantando poeira no deserto, de nonde saiam crianças atrás de uma bola.
A dupla de brasileiros recorreu a Pelé e a um momento histórico: a trégua de dois dias nos conflitos no Congo Belga, em 1969, para que o povo pudesse assistir a partida de futebol com Santos Futebol Clube onde o rei Pelé reinou absoluto. Uma maravilha de referência, que ganhou prêmio.