A Rede Pague Express, empresa que opera o Bilhete Único Integrado no Metrô de São Paulo, acaba de iniciar a comercialização de um lote de, aproximadamente, dois milhões de cartões com espaço publicitário no verso. Este é o segundo lote oferecido ao mercado pela empresa, que detém exclusividade na venda da mídia.
O cartão de bilhete único já é considerado alternativa de propaganda para muitas companhias, tendo em vista a recente lei Cidade Limpa, que proíbe a veiculação de outdoors, faixas e cartazes nas ruas da capital paulista. Além disso, outro fator que tem chamado a atenção dos anunciantes é a proximidade das marcas com o público-alvo. “O usuário de transporte público manuseia o cartão pelo menos duas vezes ao dia, ou seja, a propaganda está na mão dele”, afirma Cynthia Moreira da Silva, gerente de vendas e marketing da Rede Pague Express.
Segundo Cynthia, o investimento neste tipo de mídia é valido por no mínimo dois anos, período de durabilidade média do cartão sob controle do passageiro. “Pode ser feito qualquer tipo de publicidade no bilhete único, com algumas opções nas cabines de recarga, localizadas no Metrô”, completa.
Outra vantagem apontada é a possibilidade de filtrar a distribuição dos cartões com determinado tipo de anúncio. “Temos pesquisas que avaliam o perfil dos passageiros de cada estação. A partir delas, o anunciante pode definir o local onde prefere que seja feita a comercialização do cartão com sua publicidade e, até mesmo, o público que deve recebê-lo, de acordo com a faixa etária e o sexo”, diz a gerente.
Os diferenciais do novo espaço publicitário são muitos, mas a relação entre custo e benefício é o aspecto que tem atraído cada vez mais as empresas. Ademais do baixo valor, números obtidos pela Rede Pague Express apontam que os mais de 5 milhões de usuários do bilhete único expõem o cartão, em média, 17,3 milhões de vezes ao dia. “Como a mídia está em evidência sempre que o passageiro utiliza o bilhete, o retorno tende a ser muito grande”, explica Cynthia. Atualmente, o lote mínimo para comercialização é de 100 mil cartões.