A Coca-Cola Brasil selecionou quatro artistas do grafite brasileiro – Mateu Velasco, Rafael Uzai, Marcelo Ment e Bruno Big – para pintarem juntos um muro de 60 metros quadrados em Wynwood, em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos.
O projeto, realizado por Sprite, tem curadoria da Brazilian Art Developers (BAD) e pode ser acompanhado pelo canal da marca no Facebook. É a primeira vez que os quatro grafiteiros têm a oportunidade de um trabalho em conjunto.
“Sprite é uma marca jovem e urbana, que sempre apostou no grafite como uma expressão autêntica dessa cultura. Por isso reunimos grandes nomes do grafite brasileiro para pintarem juntos em um ambiente democrático que representa muito bem tudo que Sprite acredita”, afirma Renata Furlanetto, gerente de Marketing de Sprite. “Wynwood é uma verdadeira galeria de arte ao ar livre onde o grafite tem um papel protagonista. Todo esse contexto cultural é muito rico em conteúdo para o nosso público que já usa esse tipo de arte para se expressar”.
PERFIL DOS ARTISTAS:
Marcelo Ment:
Marcelo Ment é carioca da Vila da Penha. Um dos mais importantes nomes do grafite na atualidade, Ment é auto-didata, arte educador e integra a primeira geração do grafite no Rio de Janeiro. Sua arte pode ser vista em grandes publicações, exposições, marcas e principalmente, nos muros.
Bruno Big:
Bruno Carneiro Mosciaro aka Bruno Big é carioca, artista plástico e designer. É formado em Comunicação Visual pela PUC-RJ. Sua metodologia de trabalho baseia-se na constante atualização de técnicas e ferramentas. Apesar da especialização em design gráfico, o artista acredita ser imprescindível considerar as artes plásticas e design de maneira integrada à medida que sua reprodução, manifestação e efeitos possam ser difundidos nos mais diversos meios.
Rafael Uzai:
É por meio da madeira e da tinta acrílica que o artista carioca Rafael Uzai encontra sua principal forma de expressão. Inspirado pelas formas orgânicas de Burle Marx e pelo simbolismo de Niemeyer, Uzai foge das simetrias. O diálogo com a natureza, presente em todos os seus trabalhos, reforça sua inclinação pelo charme da imperfeição, enquanto a escolha de tons pastéis prima pela estética da pureza.
Mateu Velasco
Mateu Velasco nasceu em Nova Iorque, mas desde pequeno vive no Rio de Janeiro. Em 2003, formou-se em desenho industrial pelo Departamento de Artes & Design da PUC-RJ. Fez cursos de gravura, ilustração, caligrafia experimental e computação gráfica, e desenvolveu um estilo próprio de ilustração e grafite, que podem ser encontrados pelos muros e galerias do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Paris, Lisboa e EUA. O trabalho de Mateu discute com um processo de democratização da arte, ao ir além dos limites formais e culturais, convertendo o espaço público em opção de espaço estético.
Brazilian Art Developers (BAD):
A Brazilian Art Developers é uma agência de projetos de Arte. Os sócios Maria Fernanda Baigur e Rafael Carvalho repensam e movimentam o atual cenário da arte através de projetos inovadores, curadoria e pesquisas profundas do que acontece de melhor no Brasil e no mundo. Idealizam e produzem projetos de Artes Visuais para preencher nosso cotidiano com o belo que nos transforma.
SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, néctares, energéticos, repositores e lácteos, com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 10 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Os investimentos do Sistema Coca-Cola Brasil para 2014 serão de R$ 2,7 bilhões. No período 2012 a 2016, o total investido será de R$ 14,1 bilhões, 50% superior ao montante investido entre 2007 e 2011. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,87 litros de água para cada litro de bebida produzido – menos da metade do volume utilizado 14 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, o programa Coletivo Reciclagem, anteriormente conhecido como “Reciclou, Ganhou” que, desde 1996 colabora para que o País seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET são recicladas