Matt Damon, o brilhante ator de Gênio Indomável, O Talentoso Ripley e O homem que fazia chover, se uniu com Stella Artois e a Water.org para levar água a quem tem sede em países pobres como a Índia, a Etiópia e Honduras.
Cada vez mais, grandes marcas buscam se envolver em causas humanitárias. É assim que agregam valor à marca e conquistam mais do que simpatia, sorrisos sinceros e boas histórias para contar. Uma tendência que não é passageira, veio para ficar. E tem resultado em belíssimos cases, daqueles que emocionam, que fazem, de fato e não apenas na pretensão do planejamento publicitário, a diferença.
A cerveja belga Stella Artois, ainda que seja um produto de luxo e de fino paladar, mostrou como se pode fazer a diferença na vida das pessoas ao se unir ao ator Matt Demon e à Watter.org, organização não governamental que tem atuado em países como Índia, Etiópia e Honduras, buscando alternativas de água potável para saciar a sede e evitar que a busca pela água na luta pela sobrevivência aborte sonhos.
Matt Damon explica que 750 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa e que mulheres de todo o mundo estão andando um total somado de 200 milhões de horas por dia em caminhadas por quilômetros para chegar a poços e torneiras onde encontram água.
Matt Damon está à frente da campanha de Stella Artois e Water.org intitulada Buy a lady a drink, compre a bebida de uma senhora, que você acessa aqui e na qual oferece cálices cuja venda retorna em cinco anos de água para uma dessas mulheres. No filme comercial ele convida: “E se a gente pudesse dar-lhes que o tempo de volta e parar essas viagens para que possam começar a ter vida própria?”. Matt Damon caminha por um reservatório e mostra a luta dessas mulheres em busca de fontes de água potável e elas dizem que todos precisam de água e que é sempre muito difícil o acesso à água.
O astro de Hollywood que está engajado na campanha de Gary White, co-fundador de Water.org diz que, ao longo dos anos tem viajado a vários países em desenvolvimento e conversado com mulheres e meninas que compartilharam seus sonhos de se tornar um médico, enfermeiro, advogado ou professor. “Muitas de nossos conversas aconteceram enquanto traçam o caminho longo e muitas vezes difícil a cada dia para garantir água para suas famílias”. E acrescenta que uma dos filmes de Stella Artois conta a história de Anita,que teve uma torneira de água instalada em sua casa há um ano. “Tendo em água disponível no início de cada dia, isso tem permitido que ela trabalhe nas lavouras de empresas familiares produzindo vegetais e, assim, evitando a longa viagem até o centro de Nagpur para fazer compras no mercado para os produtos hortícolas. Seus filhos já não faltar à escola por causa da necessidade de espera pela água local que nunca chega.”
Além de lançar a campanha, Stella Artois doou US$ 1,2 milhões para Water.org. Os cálices foram produzidos com inspiração na arte tradicional dos três países em desenvolvimento atendidos pela campanha: Índia, Etiópia e Honduras.
Um belo exemplo de campanha publicitária e de emocionante ação social.