Os vencedores do primeiro “Drones do Bem”, que conquistaram o troféu mais prestigiado do mundo nesta categoria foram anunciados na presença de Sua Alteza Mohammed bin Rashid Al Maktoum, dos Emirados Árabes Unidos, que promove a premiação que tem Dubai como palco. Os vencedores, que ganharam também um cheque de US$ 1 milhão, foram os suíços que desenvolveram o projeto Flyability “Gimball”, um drone capaz de entrar em espaços confinados e, com segurança, voar perto de seres humanos com eficácia comprovada no contexto de missões de resgate.
O projeto vencedor é um dispositivo, protegido por uma gaiola rotativa, que permite que ele permaneça estável durante colisões com obstáculos presentes em ambientes hostis. A intenção do governo dos Emirados é a de estimular serviços públicos através que introduzam drones, robótica e outras inovações em suas atividades. A edição de 2015, da Cúpula do Emirados Arábes Unidos (UAE), a ser realizada de 9 de fevereiro a 11, vai apresentar novas iniciativas interessantes.
Patrick Thévoz, do projeto vencedor Flyability, disse que fizeram o melhor “para levantar fundos para desenvolver a busca e salvamento por meio de drones com segurança, capazes de se tornarem viáveis comercialmente no prazo de um ano, ajudando a salvar vidas graças à sua capacidade de voar sobre áreas consideradas perigosas para os socorristas”.
O prêmio “The Drones for Good” é motivador porque, apesar da existência de inúmeros prêmios de pesquisa acadêmica, alguns concursos não valorizam as aplicações sociais das novas tecnologias. “Esta iniciativa permite que as equipes apaixonadas como a nossa avançar e realizar seus projetos. O prêmio representa uma oportunidade única para ajudar as pessoas a perceber que essas máquinas voadoras são capazes de ter um impacto positivo na sociedade “, acrescentou Thévoz.
Durante o evento de dois dias, na semana passada, 39 semi-finalistas em três categorias realizaram demonstrações ao vivo de seus projetos para um painel de juízes internacionais. A divisão da competição com prêmio de US$ 1 milhão também foi reservado para os concorrentes nacionais.
“A premiação Drones do Bem é o ponto culminante da visão de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que é fazer o melhor uso da inovação e da tecnologia a serviço da humanidade. Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em estabelecer benchmarks globais como parte deste processo “, disse Sua Excelência Abdullah Mohammed Al Gergawi, ministro de Assuntos Governamentais dos Emirados.
“Felicito os vencedores desta competição excepcional: eles provaram que dramaticamente drones podem participar em ações positivas. Todos os projectos apresentados na competição têm o potencial de transformar o mundo em um lugar mais agradável para se viver, e estamos confiantes de que eles vão continuar a inspirar novos avanços”, concluiu o ministro.