A Stara, fabricante de máquinas e equipamentos agrícolas, lançou durante a última semana, no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná, um filme emocionante para contar a sua história. Assinado pela Martins e Andrade, intitulado “Orgulho de ser brasileiro”, mostra a luta de uma família de agricultores para construir seus sonhos, levando a modernização ao campo, ampliando os resultados e a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as nossas riquezas.
É emocionante a campanha que, além do filme, se complementa com mídia para rádios, anúncios impressos, banner e ações em plataformas digitais.
A história da Stara
A Stara acredita que são as pessoas que fazem a diferença, e que tornam possível uma história de crescimento e sucesso, como a sua própria história, que começou em 29 de agosto de 1960.
1953 – Johannes Bernardus Stapelbroek instala-se em Não-Me-Toque/RS e junto a Gerrit Jan Rauwers, fundam uma ferraria. A empresa Stapelbroek, Rauwers & Cia Ltda tinha como principal atividade a montagem e a manutenção de máquinas e implementos agrícolas importados da Europa que começavam a chegar na região. A necessidade de adaptação dos produtos às características da região, solo e culturas impulsionou a fabricação de novos implementos.
1960 – A agricultura fez prosperar os negócios e a sociedade foi desfeita por acordo, fazendo surgir a Stapelbroek & Cia Ltda. Johannes Bernardus Stapelbroek e os filhos Johannes e Harrie começaram a fabricar máquinas agrícolas, lançando no mercado a primeira capinadeira do Brasil com rodas, braços flutuantes e dirigível. Era o início da tradição da Stara em criar soluções para os agricultores.
1978 – Visando a expansão do mercado, mudanças estruturais foram implementadas para o crescimento da empresa. Ocorreu a inauguração da nova área indústrial, onde permanecem as atuais instalações da Stara.
1982 – As dificuldades financeiras acarretaram a abertura de capital, através da transformação em S/A, trazendo novos sócios, novas ideias e capital. O principal deles foi Franciscus Johannes Stapelbroek, o “Seu Chico”, que foi o maior colaborador e apoiador da Stara. Esta fase marcou o ingresso da nova geração na direção da empresa, com modernidade administrativa e manutenção dos ideais dos fundadores.
1999 – A Stara dá mais um passo decisivo e transformador em sua trajetória, através da joint venture com a Amazone Werke, da Alemanha.
2000 – Criado o primeiro projeto de agricultura de precisão a nível comercial, denominado Aquarius, o qual até hoje atua em pesquisa de máquinas agrícolas que viabilizem a agricultura de precisão, possuindo o maior banco de dados do mundo.
2001 – Selada a aliança comercial com a Sfil Industrial Agrícola Fortaleza Ltda, que atuava no mercado regional de plantadoras e semeadoras, fazendo surgir a marca Stara Sfil.
2005/2006 – Mudanças significativas na raiz societária da Stara conferiram à filha de Franciscus Stapelbroek, Susana Stapelbroek Trennepohl, ao seu genro Gilson Trennepohl e aos seus netos Fernando, Átila e Nicole o controle acionário da empresa, sedimentando o ingresso da terceira e quarta geração. Desfez-se a parceria com a Sfil e a marca voltou a ser Stara. Em negociação com os acionistas da Alemanha, a fábrica de pulverizadores passou a ter o comando acionário da Stara. Desta forma, a empresa teve ampliada sua matriz industrial, o que contribuiu significativamente para o crescimento do portfólio de produtos, fortalecendo a marca e oportunizando uma maior participação no mercado nacional e internacional.
2008- A Stara entra no mercado de plantio, tornando-se a indústria com a mais completa linha de máquinas agrícolas do Brasil.
2009 – Inspirada em sua filosofia de evolução, a família Stapelbroek Trennepohl, que detém 99,64% das ações da Stara, realizou investimentos estratégicos que lhe garantiram maior participação de mercado e crescimento sustentável. Introduziu mais produtos à sua linha, os pulverizadores autopropelidos Gladiadores, que juntamente com o pacote tecnológico passaram a ser os únicos pulverizadores autopropelidos do Brasil equipados direto de fábrica com o pacote de tecnologia.
2010 – A Stara chega aos 50 anos, com o orgulho de ser uma empresa familiar e uma administração voltada para princípios como a transparência, compartilhamento dos resultados, crescimento sustentável, confiança e comprometimento. Uma empresa com gestão profissional e responsável, fundamentada em planejamento e estratégias que mantém a solidez da marca, tornando-a mais presente no cenário mundial. A Stara também inaugurou sua filial localizada em Carazinho, Rio Grande do Sul, que atende a produção de fundidos utilizados na produção de máquinas agrícolas Stara. A Stara dá um grande passo com o lançamento do primeiro e único autopropelido com barras centrais do mundo, o Imperador 3100.
2012 – Com o intuito de valorizar o colaborador, seus parceiros e satisfazer seus clientes, a Stara investiu em novos projetos. Aumentou seu espaço fabril e investiu pesado em projetos que aproximam o colaborador da empresa, resultando em satisfação e qualidade no trabalho. Surge o Projeto “Olhar de Tigre”, que tem como objetivo atrair, descobrir e reter os talentos na empresa. Surge, também, o Projeto Íris, propondo uma revisão dos processos existentes na empresa em busca da excelência produtiva e satisfação total dos clientes.
2013- Evoluindo constantemente, no ano em que completou 53 anos, a Stara entra para a história do agronegócio brasileiro: lança o ST MAX e torna-se a primeira indústria de máquinas agrícolas brasileiras a incorporar tratores em sua linha de produtos, oferecendo ao mercado o pacote completo com máquinas agrícolas e tratores com tecnologia de ponta.
2014- Inauguração da nova sede administrativa e do refeitório com capacidade para 2500 por refeição. Início da construção da nova área de montagem para tratores e autopropelidos. Para 2014, a Stara preparou um pacote de lançamentos, iniciando com a semeadora para culturas de inverno, Ceres Super, lançada em março.