Sábado, 14 de fevereiro de 2015, o Paris Saint-Germain enfrenta o Caen no estádio Parc des Princes, em Paris. Para muitos jogadores seria apenas um jogo entre dois times de futebol, aclamados por suas torcidas. Para Zlatan Ibrahimović, porém, esse foi um jogo em prol da vida daqueles que são vítimas da fome no mundo. Dignidade, respeito, luta: ele tatuou 50 novos nomes no corpo contra a fome, daqueles que, em várias partes do mundo, engrossam as dramáticas estatísticas dos que padecem por falta de água e alimentos.
Ao tirar a camisa do Paris Saint-German, ao término da partida, Ibrahimović exibiu 50 nomes tatuados em seu corpo, de pessoas que ele nunca conheceu, mas que trouxe para perto, para o seu peito, como alerta para a humanidade de que existem outros 805 milhões de nomes, pessoas, gente como a gente, enfrentando as agruras da fome, sem água e sem alimentos nesse exato momento em que você lê este texto.
Essas pessoas muitas vezes não aparecem nas primeiras páginas dos jornais, são varridas para debaixo do tapete como sempre o faz governos descomprometidos com o social, com políticas e práticas concretas de erradicação da miséria como o foi, no Brasil, o governo de Fernando Henrique Cardoso. Sorte que com políticas consistentes, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tirou o país, o Brasil e os brasileiros, do triste mapa da miséria que herdara do antecessor.
A ação de Zlatan Ibrahimović é a ponta de lança de campanha do Programa Alimentar Mundial, a maior agência humanitária do mundo no combate à fome. Em caso de emergência, a agência leva alimentos que recebe para onde se faz necessário, salvando a vida de vítimas de guerra, conflitos civis e desastres naturais. O PAM é parte do sistema das Nações Unidas e é financiado voluntariamente.
Em média, o PAM atinge mais de 80 milhões de pessoas com assistência alimentar em 75 países a cada ano. Cerca de 11.500 pessoas trabalham para a organização, a maioria deles em áreas remotas.
O apoio ao Programa das Nações Unidas para a Alimentação Mundial e pela luta de Zlatan Ibrahimović contra a fome é de fundamental importância para que outros países, a exemplo do Brasil, possam sair do mapa da fome, deixando de engrossar essas tristes e lamentáveis estatísticas.
Para conhecer mais sobre o programa clique aqui.
Quanto ao jogo, palco desse alerta, a partida terminou empatada em 2 a 2, com Ibrahimović marcando um gol, a liderança do campeonato francês permanece com Lyon, a um ponto do Paris Saint-Germana com 49 pontos, mesmo pontuação do Olympique de Marselha, enquanto o Caen, com 28 pontos luta para escapar do rebaixamento.