O Clube de Criação de São Paulo (CCSP) anuncia a abertura das inscrições para o 40º Anuário em filme assinado pela Borghi/Lowe, produzido pela Hungry Man e com trilha da Mondo, que, com humor, conta uma história que é a de muitos criativos. Primeiro, a paixão pela propaganda que viam na TV, revistas, cartazes e a vontade de fazer aquilo nada vida. Depois, o amor pelo ofício, o trabalho duro, a diversão, a busca pela ideia e pelo reconhecimento que, para todo criativo brasileiro, passa também por ser premiado no Anuário, com ou sem verruga.
Por meio dessa saga, que tem toques surreais, o Clube de Criação relembra a importância do Anuário para a trajetória dos profissionais e para a reputação de agências, produtoras e parceiros, além de chamar a atenção para que todos inscrevam seus trabalhos e concorram no 40º Anuário. “Verruga é a história de todos nós e sobre como o Anuário é um capítulo decisivo dessa história”, diz Fernando Campos, presidente do CCSP.
“Queríamos relembrar o quanto o Anuário do CCSP é importante como registro e memória da boa propaganda, inspiração para quem começa e se apaixona pelo ofício, e diferencial na carreira e na reputação da gente. Isso nos levou a um conteúdo bem diferente e bem divertido. Um filme que nos deu um baita prazer de ter feito”, reforça Fernando Nobre, VP de Criação da Borghi/Lowe.
“Foi um processo totalmente atípico, com reuniões infinitas para discutir a forma e o tamanho da verruga, seu posicionamento no rosto e a quantidade de pelos. Em dado momento, olhei para minha equipe e tivemos uma crise de risos, pois se alguém de fora visse a seriedade com que discutíamos este assunto tão bizarro iriam pensar que éramos um bando de loucos delirantes. Um projeto como esse é um grande presente para um diretor. Acredito que todos os departamentos puderam ir além dos limites habituais e sem dúvida buscaram deixar o filme o mais divertido e cinematográfico possível. Particularmente, neste projeto, pude explorar uma de minhas obsessões pessoais que são quadros de cavalos horrorosos dos anos 80, sempre quis usar isto em um filme! Quando esta oportunidade surgiu não pude deixar de aproveitar, profundamente”, conta Carlão Busato, diretor de cena da Hungry Man.
“Para criar a trilha sonora de ‘Verruga’, tínhamos o desafio de não ressaltar a comédia de forma explícita. Assim, buscamos inspiração em filmes de Sérgio Leoni para criar músicas e efeitos sonoros exageradamente dramáticos. Elementos opostos que, aliados a momentos de valorização do silêncio, criaram uma narrativa sonora bem casada com a direção e tratamento de cor ‘clássico-retrô’ do filme”, ressaltam André Abujamra e Marcio Nigro, sócios-diretores da MONDO. Ainda em relação a trilha, a banda “Bonde do Rolê” cedeu de graça a música “Vida Loka” e a adaptou exclusivamente para o filme.
A campanha do Anuário é composta pelo curta “Verruga” e e-mail marketing. Vale reforçar que o período de veiculação das peças inscritas é válido para as campanhas/peças lançadas comercialmente entre 18/6/14 e 30/4/15.