As grandes marcas cada vez mais lançam o olhar regional para seus mercados, pois é assim que ganham relevância e, de fato, se tornam globais, respeitadas e admiradas. É o que explica o estupendo sucesso de filme lançado este mês e que deve ultrapassar no final da tarde de hoje a três milhões de views no Youtube em menos de 15 dias narrando a paixão de um indiano pelo cricket e pelos seus ídolos, como Rahul Dravid.
O filme assinado por Grey Group India troca o slogan tradicional de Gillette naquele país continental de “Gillette, the best a man can get” (literalmente Gillette, o melhor que um homem pode chegar) para “Gillette, the best a fan can get” (Gillette, o melhor que um fã pode ficar) se valendo da paixão que a Copa do Mundo de Cricket desperta na população indiana.
Mangesh Ganpatrao Kadam é um apaixonado pelo cricket esporte que acompanha nos últimos 35 anos, mesmo tendo o afetado dramaticamente. Na juventude, disputando uma partida, uma bola bateu forte em sua cabeça afetando os nervos e Kadam perdeu a visão, mas esse acidente drámatico não mudou em nada o amor que sente pelo esporte.Ele passou, desde então, a acompanhar os torneios pelos olhos e a narrativa de seus filhos mais novo, Suresh. Kadam nunca chegou a ver os jogadores, ainda que seja apaixonado pelo desempenho deles e faça questão de qualificar cada um deles, o mesmo pode-se dizer da camisa da seleção indiana que considera um manto sagrado e tem orgulho que ela tenha a mesma cor do céu muito azul do qual ainda se lembra.
Sem querer admitir a dependência em relação ao auxílio do filho, que vai se casar este ano e se mudar de casa, ele se diz cansado e pensa em deixar um pouco de lado a sua paixão, o seu entrenimento, o cricket. É aí, nesse trecho do filme, que a surpresa acontece. O astro do cricket indiano Rahul Dravid, embaixador da Gillette, entra em cena e começa a narrar para Kadam o jogo exatamente como seu filho o faz e pergunta se ele gostaria de acompanhá-lo à Copa. O que segue é a mais genuína emoção que une o esporte e seus praticantes. O filme se viralizou e conquistou fãs no mundo inteiro.
Malvika Mehra, diretor criativo e VP-executivo do Grey Group India, afirmou, em material enviado à imprensa, que o curta-metragem, seguindo a linha atual dos vídeo-cases, “é a saudação da Gillette à paixão de cada fà indiano do cricket contada por meio da história de um fã cego cujo espírito e amor do jogo ultrapassa claramente sua deficiência”. E pontuou que a agência tem a sorte de ter um cliente como Gillette que percebe a importância de se relacionar, estabelecer uma “conexão real” com seus consumidores no espaço regional em que vivem, com suas crenças.
Rajeev Sathyesh, gerente de marketing da Gillette na India acrescenta que “a empresa é globalmente associada ao esporte e, como parte desse esforço, tem uma forte ligação com o cricket”. Faz juz ao velho ditado que em Roma, como os romanos. É assim que deve ser e o resultado do filme não poderia ser outro senão o seu estrondoso sucesso.