Neste domingo, o mundo inteiro estará reunido em torno de um assunto que, mais do que nunca, impacta milhões de cidadãos brasileiros: o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Para marcar a data e sensibilizar a população sobre o cuidado permanente que devemos ter com este recurso tão imprescindível para a vida no planeta, o Instituto Akatu lança a campanha A Voz da Seca com uma ação no Twitter. A ação pelas redes sociais reforça a importância do consumo consciente de água e nasce com o apoio do Corinthians.
A Voz da Seca é uma campanha que criou uma tipografia única para dar voz à terra e espalhar o pedido da natureza por mais respeito e mais cuidado. A voz será escutada no Twitter e outras redes sociais, e também no campo de futebol, no jogo do Corinthians contra o Capivariano, pelo Campeonato Paulista que acontecerá no domingo na Arena Capivari, às 16h. Nas redes sociais, o objetivo é engajar a população que, por meio do site www.avozdaseca.org.br, poderá escrever uma mensagem que será imediatamente publicada em seus perfis no Twitter com a tipologia criada, acompanha da hashtag #avozdaseca. No campo de futebol, A Voz da Seca estará nas camisetas dos jogadores do Corinthians que terão seus nomes estampados também com a tipografia lançada pela campanha.
“Com a campanha A Voz da Seca, o Instituto Akatu alerta toda a sociedade que a mobilização para agirmos nas soluções do colapso hídrico deve permanecer prioritária. Não podemos deixar que a equivocada sensação de tranquilidade por conta do período de chuvas desmobilize a população, as empresas e todas as instâncias governamentais para a necessidade de uma gestão compartilhada da crise e do consumo consciente da água. Existem muitas causas para o colapso que estamos vivendo, e a ideia é que a ‘voz da seca’ se torne a voz da mudança”, afirma Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação e campanhas do Instituto Akatu.
Os participantes da campanha A Voz da Seca também serão convidados a acessar as dicas práticas para reduzir o desperdício que já estão sendo disseminadas desde o ano passado na plataforma Água Pede Água, do Instituto Akatu.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.