A PETA tem se notabilizado por ações audaciosas e de grande destaque na mídia global. É claro que a organização não deixaria passar batido o Dia Mundial da Água e lançou uma reflexão no mínimo curiosa: quanto o seu bife, isso mesmo, um mísero bife de carne bovina consome em água para chegar até a sua mesa? A resposta, de acordo com PETA, é 4.000 litros. Foi a essa quantidade que usou, na bela e histórica Potsdamer Platz, em Berlim, na Alemanha, para alertar para o problema.
De forma didática, simples e direta PETA que tem se notabilizado por protestos na Europa capazes de atrair a mídia pegou bem mais eleve nesse Dia Internaconal da Água. A mensagem final é até ousada, convocando a população para se tornar vegana. Os vegans não comem animais nem seus derivados. É que, pelos cálculos de PETA, um mísero bife de carne bovina chega a consumir 4 mil litros para chegar ao seu prato, imagina uma churrascaria rodízio. Melhor não imaginar. É com essa pergunta e a resposta que PETA ocupou Berlim de forma inusitada.
O veganismo tem crescido desde 994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação e espalhou sua mensagem pelo mundo, conquistando adeptos. Documentários mostrando o sacrifício de animais também tem estimulado à mudanças alimentares, mas o consumo de água para se comer um simples bife é a grande novidade lançada por PETA UK. Não deixa de ser um convite à reflexão.