O Festival “Luz, Câmera, 50 anos” deu início às comemorações do jubileu da Globo em janeiro. Doze séries e minisséries de sucesso foram transformadas em telefilmes e fizeram o telespectador reviver tramas inesquecíveis. Agora será possível colecionar todos os títulos exibidos, pois a área de licenciamento da Globo lança um box de DVDs com o Festival na íntegra. O produto chegará às lojas à partir do dia 10 de abril e poderá ser comprado em pré-venda no site.
As obras, que marcaram gerações, cada uma em sua época, mantêm a mesma força original, mas são contadas num outro formato. A primeira dessa coleção é “O Canto da Sereia”. Estrelada por Ísis Valverde e exibida originalmente em 2013, o telefilme narra a saga de uma cantora baiana, assassinada logo nos primeiros minutos da história. A investigação e os flashbacks são permeados por paixões, mistérios e traições.
“O Pagador de Promessas” é o segundo disco e é adaptado da minissérie de Dias Gomes, exibida em 1988. Mostra a trajetória de Zé do Burro (José Mayer), que carrega uma pesada cruz de sua roça, em Monte Santo, até a igreja de Santa Bárbara, em Salvador, como pagamento da promessa que fez para que seu burro, Nicolau, se salvasse de um acidente. O ato do lavrador é repudiado pelo clero, por ter origem num ritual de candomblé.
Outras histórias dessa coleção também são ambientadas no Nordeste. “Ó Paí, Ó” (2008-2009) retrata a vida em um divertido cortiço no Pelourinho, em Salvador. O protagonista é vivido por Lázaro Ramos.
“Lampião e Maria Bonita” (1982) aborda os últimos meses do famoso cangaceiro. O casal foi vivido por Nelson Xavier e Tânia Alves. Esta é a primeira vez que a história é contada em DVD. Mais um filme da coleção é “Força-Tarefa” (2009-2011), que detalha a rotina de uma equipe de corregedoria da Polícia Militar, chefiada pelo Coronel Caetano (Milton Gonçalves) e pelo Tenente Wilson (Murilo Benício). Mais recente e inédita em DVD, “A Teia” (2014) está nesse mesmo universo e traz os bastidores do trabalho de uma equipe de investigação policial.
Comoventes histórias da música popular brasileira são aprofundadas em “Maysa: Quando Fala o Coração” (2009) e “Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor” (2010). Outra artista da vida real que é desvendada é a irreverente Dercy Gonçalves, em “Dercy de Verdade” (2012).
As tramas “Presença de Anita” (2001) – estrelada por Mel Lisboa e José Mayer – e “As Noivas de Copacabana” (1992) – com Miguel Falabella –, que são verdadeiros clássicos da dramaturgia brasileira, também fazem parte dessa coleção. A seleção se encerra com o clássico “Anos Dourados” (1986), que traz a história de amor proibido de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo), em meio à sociedade conservadora do fim da década de 50.
O box de “Luz, Câmera, 50 anos” estará nas prateleiras das principais lojas do Brasil o preço sugerido de R$ 189,90. Todos os títulos também podem ser alugados sob demanda, de acordo com a disponibilidade da operadora de TV, por R$58,80.