A montadora Kia criou uma campanha de auto impacto para desestimular motoristas a usarem os aparelhos celulares quando estão dirigindo. Assinado pela Saatchi & Saatchi MENA para Kia Motors Egypt, o filme de um minuto apresenta letras do alfabeto, como as usadas em mensagens instantâneas dos smartphones, sendo golpeadas pelo impacto dos acidentes automobilísticos para dar vida à mensagem de Kia de que de nada adianta um bom carro se o motorista está disperso no trânsito. “Uma letra pode acabar com tudo” é o mote central desse comercial.
Cresce, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo os acidentes automobilísticos, muitos deles decorrentes da falta de atenção de motoristas. A deliberada perda de atenção, segundo pesquias no mundo todo, encontrou nos smartphones um forte aliado. O motorista se sente seguro, por estar fazendo o trajeto costumeiro e é aí que, de fato, mora o perigo. Decidi nessas situações enviar ou ler uma mensagem em plataformas móveis e provoca o acidente. São os vários tipos de acidentes que este comercial de alto impacto, com cuidadosa apresentação gráfica, apresenta. Dá vida e escopo à mensagem que “uma letra pode acabar com tudo”. Tanto pior nessa campanha de Kia a letra que pode acabar com tudo ceifa o bem mais precioso que qualquer pessoa possui, a vida.
Não deixa de ter forte apelo a mensagem de Kia.