A vida impressa em HIV. Foi esse expediente a que recorreu a Ogilvy Brasil para a ONG Grupo Incentivo à Vida (GIV) com “O Cartaz HIV Positivo” que espalhou por São Paulo, buscando impactar as pessoas. É o mesmo expediente a que recorre a agência Saatchi & Saatchi Suíça ao imprimir com HIV positivo três mil exemplares da revista masculina Vangardist. O objetivo de ambas as campanhas é alertar para o preconceito e combater os estigmas em torno da Aids tema, na Europa, do Life Ball, que acontece dia 16 de maio em Viena, na Áustria. Vangardist é imprensa em alemão e inglês e circula tanto na Alemanha como na Áustria, que sediará o evento que tem como tema a solidariedade e açoes positivas.
Nesse caso, nem importa quem teve a ideia primeiro, se a brasileira Ogilvy ou a suíça Saatchi & Saatchi, o que importa é, de fato, atingir o objetivo. Impactar para um problema com o qual a sociedade convive e que vem ficando de lado nos últimos tempos e ainda é cercado de preconceitos. Prêmios em Cannes ou outros festivais são, neste caso, secundários, emboram reconheçam o esforço da publicidade e de seus profissionais em estabelecer uma comunicação pública de alto impacto e grande repercussão na sociedade.
Hoje, 6, por exemplo, foi divulgado, o estudo “A vida com a Aids no Estado de São Paulo: Informação e Desafios para a Política Pública de Saúde” pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e o Programa Estadual Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.O estudo revela que, desde o início da epidemia de Aids, na década de 80, até o primeiro dia do ano de 2013, o Estado de São Paulo registrou 226.703 casos de infectados pela doença. Desse total, 106.817 ainda estavam vivos em janeiro de 2013, ou seja, cerca de 2,5 pessoas a cada grupo de mil.
De acordo com o estudo os portadores de HIV positivo, vivendo com Aids até 2013, os heterossexuais são maioria (47%), seguidos de 21% de homens que faziam sexo com homens, 10% de usuários de drogas injetáveis e 3% de casos de transmissão vertical – bebês infectados pelas mães. O dado por faixa etária, revela que amioria são homens de 45 a 49 anos, portanto me pleno vigor da idade (o que corresponde a 12% do total de incidência da doença) e mulheres de 40 a 44 anos (7% do total). Os idosos (pessoas acima de 60 anos) representam 8% do total ao passo que adolescentes entre 10 e 19 anos somam 2,5% dessa população.
Tanto os cartazes criados pela Ogilvy Brasil como a edição especial da revista Vangardist, assinada pela Saatchi & Saatchi Suíça, não oferecem riscos de contaminação pelo vírus. No Facebook e no material de divulgação da ação, o editor e CEO de Vangardist, Julian Wiehl, endossa os dados da pesquisa divulgada hoje em São Paulo, Brasil: “Em 2013, foram 80% mais casos confirmados de HIV do que há 10 anos e uma estimativa de que 50% dos casos de HIV são detectados tardiamente devido à falta de testes causada pelo estigma social associado ao vírus. Isso nos pareceu um assunto muito relevante não só editorialmente, mas também de um ponto de vista mais amplo de comunicação”.
“Essa é realmente uma daquelas histórias do tipo Nada é Impossível – pela qual estamos entusiasmados há muito tempo. Quando a Vangardist nos abordou buscando ajuda para aumentar a sensibilização com relação a essa importante causa envolvendo o Life Ball, em Viena, tivemos certeza de que havíamos encontrado um cliente muito corajoso. Com esse projeto único, queríamos criar uma resposta rápida, transformando o meio de comunicação na verdadeira raiz do estigma”, afirmou Jason Romeyko, diretor executivo de criação da Saatchi & Saatchi Suíça.
Os sobreviventes e aqueles que lutam contra o estigma em torno da doença, criaram, na página da revista, no Facebook, uma hashtag que reforça a ideia real daquilo que, de fato, são: #HIVHEROES, os heróis que doaram seu sangue para uma iniciativa que visa contaminar positivamente aqueles que têm preconceito e desconhecem que aumenta o número dos que vivem com Aids em todo o mundo. A vida impressa em HIV para imprimir nova vida a quem vive com o vírus. Uma grande ideia, tanto da Ogilvy Brasil como da Saatchi & Saatchi Suíça.