A venda de sabonetes germicidas e bactericidas é grande em países em desenvolvimento como a Índia, onde esses produtos, a exemplo de LifeBuoy (Unilever), Protex (Colgate) e Dettol (Reckitt Benckiser) são fortes aliados da saúde pública. Dettol, produto germicida criado na década de 1950, na Inglaterra, pela britânica Reckitt Benckiser para a limpeza de mulheres pós-parto e bebês é um dos mais presentes na ex-colônia do Reino Unido e decidiu com uma campanha lúdica, um jingle marcante e toda a produção que marca Bollywood divulgar a importância de se lavar as mãos antes das refeições. Os indianos gostam de comer com as mãos e, portanto, a ação de higiene ganha ainda mais relevância. Assinada pela McCann Índia, a campanha é lúdica, divertida e passa a mensagem tanto do produto quanto a educativa da importância de se lavar as mãos antes e depois das refeições.
O esforço de Dettol, da Reckitt Benckiser integra sua campanha nacional “Banega Swachh Índia” que visa atingir, sobretudo, as plataformas digitais, por meio do uso de redes sociais e presença e difusão entre jovens e adultos. O filme também aproveita para lançar Dettol Squeezy, o sabonete tradicional em sua forma líquida, que pode ser usado, como no caso, num casamento, em escolas e em lugares onde muitos precisam cultivar esse hábito saudável, antes e depois das refeições, protegendo por meio da lavagem das mãos, o organismo de germes.
“Como um líder global em saúde dos consumidores e higiene, e com uma história de mais de 150 anos de inovação, entendemos de extrema importância a higiene das mãos e do saneamento nas vidas de nossos consumidores. Através de nosso grande alcance com a campanha “Dettol banega swachh Índia”, pretendemos estimular a mudança de comportamento em apoio à iniciativa Swaach Bharat lançada pelo governo. Promoção de hábitos saudáveis de lavagem das mãos é o primeiro passo para alcançar nossos objetivos e estamos continuamente trabalhando em outras intervenções. Para esta nova campanha, estamos muito felizes por ter trabalhado com McCann para entregar uma mensagem educativa extremamente importante para as crianças e as mães de uma forma envolvente e divertido”, afirmou Nitish Kapoor, director-regional da Ásia Sul de Reckitt Benckiser, em comunicado à imprensa.
Prasoon Joshi, Presidente Ásia-Pacífico, CEO e Chief Creative Officer da McCann Worldgroup Índia, explica que a intenção da campanha é exercer de fato um papel didático. “Estamos tentando criar um movimento para um modo higiênico de vida e Dettol é uma marca icônica com a confiança e a estatura de conduzir um movimento como este. Como todos os bons costumes, a lavagem das mãos também precisa ser disseminada. Uma das idéias-chave é que tanto para crianças ou adultos o aconteça de forma repetitiva e divertida. E em um país de tradição oral, que sempre usou a música como uma forma poderosa de ensino; nós usamos a música e o canto para lembrar e ensinar as pessoas sobre o hábito de lavar as mãos. ”
O filme começa em um casamento em que um homem pede ao fornecedor quando ele vai alimentar as pessoas. Em seguida, a banda de casamento começa a tocar e um grupo de crianças começa a cantar sobre os benefícios de uma boa higiene e lavar as mãos.
Uma delícia de filme. E se o objetivo é que a música exerça o papel de estimular e lembrar dos hábitos de higiene, não há dúvida ela gruda, só lavando mesmo com Dettol para se livrar desse viral. Uma iniciativa divertida e saudável unindo uma marca e uma agência de publicidade.