Pesquisa do IBOPE Repucom mostra que a NBB (Liga Brasileira de Basquete) já conquistou os superfãs brasileiros da modalidade e tem o mesmo número de interessados que a NBA (Liga Americana de Basquete). Entre aqueles que se dizem superfãs do esporte, 73% afirmam ter interesse pela NBB e 72%, pela NBA.
Os dois campeonatos despertam o interesse de 21% da população brasileira e estão nas fases decisivas das suas temporadas, especialmente a NBB que apresenta, neste sábado (30), o segundo jogo da final entre Flamengo e Bauru.
O Sponsorlink, maior pesquisa especializada em esporte do mundo e que está presente em 12 países, ainda atestou o rápido crescimento da quantidade de aficionados pelo esporte: os superfãs de Basquete cresceram 47% em relação à onda anterior da pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2014, alcançando 13% da população.
“É interessante notar que 44% dos superfãs brasileiros estão na faixa dos 18 aos 29 anos. O basquete é um esporte dinâmico, no qual cada lance da partida pode alterar o resultado final. Esta característica atrai bastante os jovens, que têm se interessado cada vez mais por esportes que proporcionam satisfação imediata, como o MMA e o futebol americano”, afirma José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom.
Realizado em abril de 2015, o estudo Sponsorlink representa a população de internautas brasileiros e considera superfãs aqueles que declaram ter “muito interesse” pelos temas abordados. Para esta pesquisa, foram entrevistados 1.000 internautas.