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LOGUS, A SAGA DO CONHECIMENTO - Revista Publicittà LOGUS, A SAGA DO CONHECIMENTO - Revista Publicittà

LOGUS, A SAGA DO CONHECIMENTO

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Com o objetivo de estimular o protagonismo dos jovens adotando uma linguagem contemporânea e próxima, a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), responsável pelo Investimento Social Privado (ISP) do Grupo RBS, lança nesta semana o seu game virtual. Voltado para escolas públicas gaúchas e catarinenses e alinhado às novas tecnologias, Logus – A Saga do Conhecimento materializa o novo posicionamento da FMSS, promovido em abril, com o slogan Conhecimento transforma.

” Queremos contribuir para a transformação da nossa sociedade em todas as dimensões e, na educação, foco de nosso investimento social, nosso compromisso com a qualidade do aprendizado e com a valorização da escola se traduz na conexão com os jovens, nas oportunidades de inovação e acesso às novas metodologias e, principalmente, no estímulo às competências necessárias para uma vida produtiva, de realizações”,  destaca o presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Nelson Sirotsky, sobre o Logus.

Composto por cinco missões principais e tarefas presenciais e online, a iniciativa do Logus utiliza a estratégia da gamificação para desenvolver competências socioemocionais nos estudantes. Mobilização, criatividade, espírito de equipe, inovação e atitude são as características que o game se propõe a despertar ao longo de seis meses. Cada uma das etapas terá recompensas em dinheiro e/ou pontuação. Ao longo das missões, haverá vencedores e, no final do ano, as equipes que acumularem mais Logus (pontos) serão premiadas.

“Sabemos que o processo de gamificação gera engajamento e comprometimento. Ele estimula mudanças de comportamento, torna ações tediosas em divertidas e estabelece conexão social. Quando aplicado na educação, traz novo fôlego a essa área”,  analisa o presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais (ADJOGOS) do Rio Grande do Sul, Carlos Idiart.

A construção do projeto do Logus abrangeu bases multidisciplinares. Além da equipe da FMSS e de colaboradores do Grupo RBS, foram envolvidos consultores de projetos sociais, agência digital e game designers para compor linguagem, dinâmica e sistemática do game.

Vital – Ativando a Educação é a primeira missão de Logus. Para participar, cada time deve apresentar uma ideia de melhoria para a escola, descrita em 140 caracteres e uma imagem. Uma votação online aberta ao público vai escolher os projetos, e os sete com maior votação ganharão R$ 2 mil para colocar a ideia em prática.

As inscrições já estão abertas, e é possível participar da primeira etapa até 6 de julho.

Como participar – Estudantes e educadores das redes municipal, estadual e federal devem inscrever suas equipes exclusivamente pelo site www.logusasaga.com.br. A participação pode acontecer em qualquer momento do game, que se encerra em 28 de novembro.

Narrativa Logus se passa no futuro. O ano é 2087, e a humanidade sofre uma ameaça. Nulis, o vírus do desinteresse, está transformando a população mundial em seres apáticos, sem interesse. Para reverter essa situação e transformar Desativados em Ativados, grupos devem se unir para acumular Logus, o antídoto. As equipes que reunirem mais Logus vão receber prêmios durante as fases e no final do ano.

Fases

Vital – Ativando a Educação (junho/julho): Criação de um projeto de baixo custo com votação pela internet.

Planus – Ativando o pensamento (agosto): Participação de um treinamento sobre design thinking.

Devs – Ativando o código (setembro): Participação em um hackathon (com o objetivo de criar a ideia de uma ferramenta digital sobre educação)

Inventus – Ativando ideias (outubro/novembro): Elaboração de um projeto de melhoria para a educação, que deverá ser apresentado em forma de vídeo.

Virtus – Ativando a leitura (junho/novembro) Ativando a Leitura (durante todo o jogo): Participar do 3º Prêmio RBS de Educação, fazendo o curso online Cinco passos para a mediação de leitura, enviando relato e vencendo a modalidade Júri Popular.

Sobre a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – A FMSS representa o compromisso do Grupo RBS com o desenvolvimento sustentado das comunidades em que atua e do Brasil. A FMSS desenvolve e apoia projetos que buscam transformar a realidade de crianças e jovens gaúchos e catarinenses, especialmente pelo poder do conhecimento. Nacionalmente, apoia inciativas do Terceiro Setor, nas áreas da Educação e do Desenvolvimento Comunitário.

Sobre o Grupo RBS – É um dos maiores grupos empresariais multimídia do país. Nas mídias tradicionais, suas emissoras de televisão e de rádio e seus jornais, presentes em todas as plataformas, são líderes de mercado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nacionalmente, por meio da e.Bricks Digital, atua com empresas digitais líderes de seus segmentos e em setores de alto crescimento, com modelos inovadores e gestão de excelência.

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