O TNT Energy Drink, energético do Grupo Petrópolis, entra na torcida pelo brasileiro José Aldo na luta contra o irlandês Conor McGregor com uma animação para veiculação na TV e internet. Com produção em 3D, o filme criado pela Y&R estreou ontem, 22. Considerado o combate mais esperado do ano, a disputa pelo cinturão da categoria peso-pena no card principal do UFC 189 será realizada no dia 11 de julho em Las Vegas (EUA). Com 60” de duração, “Forjada à porrada” faz uma analogia para mostrar que a posição de número um geral no ranking do UFC foi conquistada pelo lutador com muito esforço, suor e duros golpes, além de aproveitar os recentes “memes” criados pelos fãs de MMA e as provocações feitas entre os dois lutadores colocando José Aldo como o rei da categoria peso-pena. As cenas se passam dentro de um castelo em estilo medieval, contribuindo para o clima épico presente no filme e abrindo caminho para a assinatura: “Ninguém é rei por acaso”.
“Temos muito orgulho de patrocinar um verdadeiro campeão. O José Aldo é uma referência dentro e fora dos octógonos. Por isso, estamos confiantes na vitória e permanência do cinturão com o lutador”, comenta Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis. Desde o começo do ano passado, TNT Energy Drink é patrocinador oficial do UFC (Ultimate Fighting Championship) no Brasil. Além de José Aldo, a marca apoia também os lutadores Junior Cigano e Renan Barão.
Para tornar o estilo dessa animação único e fora do usual, a produtora The Kumite mesclou diferentes referências e técnicas no cenário, desde xilogravuras e filmes medievais a concepts fantásticos de games e referências clássicas de animação em 2D e 3D. Já para dar realismo ao primeiro José Aldo em 3D desenvolvido para uma animação publicitária, foi necessário moldar o personagem com as feições do lutador e acrescentar aos movimentos seu estilo de luta e golpes característicos. Destaque para os sistemas articular e muscular do personagem, com movimentos cuidadosamente construídos e evidenciados sob a pele, que criam uma animação secundária e deixam a produção ainda mais natural.
A criação é de Daniel Groove, Thiago Andrade, Marcos Lee, Lucas Arruda e Cristian Santoro, com direção de Criação de Cristian Santoro e Rui Branquinho.
Por ser feito todo em animação, o som, a cargo da Loud, teve um papel fundamental para dar vida para as cenas. Num filme de “live action” geralmente temos algum elemento sonoro captado na filmagem que aproveitamos, desde diálogos dos atores até reações monossilábicas. Neste caso, o filme nasce “mudo” e existe uma infinidade de caminhos sonoros a seguir.
“Nosso caminho foi combinar uma trilha grandiosa, típica dos trailers de filmes de ação e aventura, com um sound design hiper-realista. Apesar de ser uma animação, não utilizamos sons “fantásticos”. Todas fontes sonoras são reais, de trovões a explosões, passando por batidas e movimentos. Mesmo na cena em que acontece uma “magia”, quando Aldo se energiza ao beber o TNT, o som escolhido foi um trovão (sugestão aliás de um dos diretores do filme), e não um som elétrico ou eletrônico. Essa opção estética confere uma coerência sonora a peça. Cada camada de som foi meticulosamente pensada pra enriquecer a narrativa, num trabalho que se assemelha muito a de um ferreiro, ou artesão, como um tricô de sons”, detalha a maestrina e sócia da LOUD, Janecy Nascimento.
Sobre o Grupo Petrópolis
O Grupo Petrópolis é atualmente o segundo no ranking das cervejarias do Brasil e tem capital 100% nacional. É dono das marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, dos energéticos TNT Energy Drink e Magneto, do isotônico Ironage, das vodkas Blue Spirit Ice e Nordka e da água Petra. Com seis fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração e manutenção de quase 26 mil empregos diretos. Além disso, patrocina atletas brasileiros profissionais e amadores e promove ações ambientais por meio do Projeto AMA.