O Grand Prix de Media foi conquistado pela Turquia em campanha assinada pela Y&R de Istanbul para Vodafone que criou um aplicativo (APP) para que mulheres vítimas da violência doméstica possam acionar o celular que as conecta imediatamente com uma rede de outras três e, assim, sucessivamente. Na Turquia, uma em cada três mulheres acabam sendo vítimas de atos de violência segundo pesquisa que motivou a ação. Com o aplicativo, elas nem precisar ligar ou discar algum número basta tocar no símbolo secreto e balançar, imediatamente outras que adicionou recebem a sua mensagem de socorro com a cor vermelha. É uma forma eficaz e que tem funcionado no combate a esse tipo de violência na Turquia. A ação “Red Light Between Us”, numa tradução literal “Luz Vermelha Entre Nós” é, de fato, surpreendente.
Para difundir o aplicativo na Turquia, Vodafone colocou mensagem subliminares em sites de cosméticos, usou de redes sociais de entidades de apoio e algumas mulheres que baixaram o APP avisaram outras e mais de 100 mil baixaram o APP, criando uma rede invisível mas presente de combate à violência.
Nessa categoria, o Brasil conseguiu conquistar quatro leões, sendo um de prata para a Africa, com “Ticket Books” para a Editora L&PM e três de bronze. Confira:
PRATA
Ticket Books/L&PM/Africa
BRONZE
First Step Project/Kanui/Africa
Security Moms/Sport Clube do Recife/Ogilvy Brasil
Skip Ad Festival/Sony Entertainment Television/Publicis Brasil