A Coca-Cola saiu na frente e anunciou hoje, 12, os seus primeiros indicados para conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016. A marca selecionou os condutores através do conceito “Isso é Ouro”, desenvolvido como uma forma de reconhecer qualquer pessoa que use o movimento para construir histórias genuínas e inspiradoras. O critério vai ao encontro do compromisso assumido pela companhia para os Jogos Olímpicos: estimular a prática de atividades físicas entre os jovens.
Confira uma breve história dos primeiros indicados pela Coca-Cola para o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016:
Nalbert: Campeão Olímpico de vôlei em Atenas 2004, o ex-jogador, de 41 anos, foi escolhido pela Coca-Cola por sua atuação direta na propagação da mensagem do esporte entre os jovens. Conhecido por sua disposição e vontade de compartilhar ensinamentos, Nalbert roda o Brasil com palestras, clínicas de vôlei e outros projetos voltados à Educação.
Lara Leite de Castro: Aos 20 anos de idade, a carioca, atualmente moradora de São Lourenço (MG), viveu uma experiência única. Ela foi a primeira brasileira a participar do Revezamento da Tocha Olímpica durante os Jogos de Barcelona, em 1992. Na época, a Coca-Cola organizou um concurso nacional de redação com o tema “Ideais Olímpicos” entre estudantes de educação física em 56 universidades ao redor do país. Hoje, com 42 anos, dá aulas de inglês, mas não deixa o movimento de lado. Ensinou os seus três filhos sobre a prática de esportes
Jobson Junior: Jovem de 20 anos, nascido em Pernambuco e morador de comunidade no Rio de Janeiro. Em um ambiente dominado pelo crime e drogas, se encontrou na arte: aprendeu sozinho a dançar e a tocar instrumentos musicais. Se encantou por esse universo e conquistou sua primeira oportunidade ao participar do processo de seleção para ser protagonista da nova campanha da Coca-Cola.
Gabriel Rocha: Com paralisia cerebral desde que nasceu, Biel, de 13 anos, descobriu o esporte ao lado de seu pai, Rodrigo Rocha. Ao ver a alegria do filho ao correr com ele, Rodrigo percebeu que a atividade poderia ser uma ferramenta de inclusão. Hoje, os dois ”disputam” corridas e maratonas de rua, somando mais de dez participações.
Essas são apenas cinco das cerca de 2.400 pessoas que receberão da Coca-Cola a honra de conduzir a Tocha Olímpica ao redor do país a partir de maio de 2016. Além de serem escolhidos por meio de uma campanha nacional de seleção – lançada na última semana -, os demais condutores virão de projetos patrocinados pela Coca-Cola como Jogos Escolares da Juventude, maior competição mundial de esportes em nível escolar, reunindo 2 milhões de jovens de 12 a 17 anos; Paralimpíadas Escolares, maior evento escolar do mundo com pessoas com deficiência; Festival das Escolas, projeto que mobiliza escolas de todo o Brasil com atividades físicas, manifestação artística e conteúdos pedagógicos; Prêmio Professor do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação que reconhece, divulga e premia o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula; e de ações que envolvam o Sistema Coca-Cola Brasil.
Processo Nacional de Seleção de Condutores
O candidato, residente e domiciliado no Brasil, que for “Ouro” e desejar ser selecionado para conduzir a Tocha Olímpica, precisará acessar o site www.cocacola.com.br e apresentar, via texto, foto ou vídeo, a sua história onde o movimento fez a diferença. O processo de seleção acontecerá até o dia 15 de outubro, quando a marca indica os seus candidatos para a avaliação do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O processo de escolha dos condutores não é uma promoção e não está atrelado a nenhuma venda ou troca de produtos do portfólio da Coca-Cola. Por regras do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, menores de 12 anos não podem ser selecionados.
Coca-Cola e os Jogos Olímpicos
A Coca-Cola é a mais antiga patrocinadora dos Jogos Olímpicos, participando desde Amsterdam 1928. Em todas as edições realizadas desde então, sempre esteve ao lado do Comitê Olímpico Internacional (COI) no esforço de promover a disseminação do espírito Olímpico, auxiliar na formação de atletas e contribuir para o desenvolvimento do esporte em todo o mundo.
A parceria da Coca-Cola com o Revezamento da Tocha Olímpica também é de longa data. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 representam a 11ª participação da marca em um revezamento, incluindo as edições de verão e inverno. A primeira atuação aconteceu em Barcelona 1992. Na ocasião, a Coca-Cola foi parceira na implementação do primeiro Programa Internacional de Condutores, quando proporcionou que pessoas de outros países, inclusive o Brasil, pudessem conduzir a Chama Olímpica ao lado de condutores do país anfitrião dos Jogos.
A Coca-Cola é também uma das patrocinadoras do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e, desde 2012, patrocina os Jogos Escolares da Juventude, maior competição de esportes Olímpicos do mundo em nível escolar.