Uma década após a devastação do furacão Katrina, a Fresenius Medical Care América do Norte (FMCNA) celebra as histórias notáveis de seus funcionários e voluntários que conectaram pacientes para tratamentos de diálise salvando vidas durante e depois da tempestade. A empresa também se orgulha de continuar a liderar a indústria na preparação para futuras catástrofes naturais, fruto das lições de New Orleans. Katrina deixou milhões de pessoas na costa do golfo sem casas, energia, água e serviços médicos vitais. Mais de 7.000 pessoas com doença renal crônica não tinham acesso a tratamentos que salvam vidas porque a tempestade desligou 100 clínicas de diálise na região – incluindo 40 instalações da FMCNA. É essa história, a tragédia e a superação que a FMCNA decidiu contar em filme, reconstituindo o momento e mostrando as lições dessa tragédia.
Em resposta ao Katrina, FMCNA, o maior fornecedor da América do Norte de cuidados de rim e uma divisão da Fresenius Medical Care, mobilizou recursos e pessoal para que milhares de pacientes pudessem receber tratamento de diálise. Como infra-estrutura local estava caindo aos pedaços, FMCNA entrou em cena para fornecer os recursos e os conhecimentos necessários fazendo uso de unidades móveis e visando atender também os mais de mil pacientes regulares da FMCNA.
“Nossos funcionários permaneceram nas áreas afetadas pelo Katrina e ofereceram cuidados a centenas de pacientes meses após a tempestade”, disse Franklin W. Maddux, MD, Chief Medical Officer da FMCNA. “Eles incorporaram a missão de focar suas energias no paciente da Fresenius Medical Care, que está no centro de tudo que fazemos.”
A empresa organizou uma caravana, incluindo mais de 100 casas móveis, para trazer funcionários, alimentação, vestuário, equipamentos e suprimentos médicos para a região após a tempestade. Para os doentes deslocados e funcionários, FMCNA criou uma aldeia improvisada com casas e tendas móveis fora de Gulfport, que também serviu como um centro de tratamento temporário. Junto com o pessoal clínico regular, cerca de 200 colaboradores Fresenius Medical Care ofereceu e a equipe ofereceram diálise para centenas de pessoas.
Para os pacientes, esse cuidado era muito mais do que apenas diálise. Foi também um apoio emocional durante uma crise. Peggy Johnson, de 15 anos, paciente da Fresenius Medical Care formou um vínculo muito maior com a enfermeira que a tratou durante a tempestade. “A incerteza foi assustadora”, disse Johnson. “Nós tivemos que depender de alguém para se certificar de que deram diálise. Você tem que confortá-los e também oferecer algo para comer e dizer sempre que vai dar tudo certo. Isso vai ser um longo caminho quando você não pode fazer nada por si mesmo.”
Com base na sua experiência com o Katrina, FMCNA comprometeu-se a melhorar a resposta de emergência e tomou uma série de medidas, incluindo investimentos adicionais em recursos de reserva que podem ser implantados em qualquer lugar. Também foi criado um manual de Preparação para Desastres ue fornece recursos para cada região e apoio à legislação que permite enfermeiros para trabalhar em vários estados.
“Nossa abordagem de resposta a desastres é abrangente. Além de cuidar de pacientes, implantamos recursos essenciais, como alimentos, água, combustível e abrigo para os funcionários e outras pessoas nas áreas afetadas para ajudá-los a superar a crise “, disse William Valle, vice-presidente executivo de FMCNA e presidente da Fresenius Serviços Médicos. “É gratificante ouvir de pacientes e aprender que, em grandes e pequenos momentos, fomos capazes de prestar um serviço durante esse tempo difícil. É também o que inspira o nosso compromisso contínuo e investimento em nosso programa de preparação para as catástrofes e de emergência. ”
Devido a estas e outras iniciativas, a empresa tem sido reconhecida pela FEMA e pela Associação Internacional de gerentes da emergência (IAEM), que deu FMCNA sua IAEM-EUA Business & Industry Award 2010 para prevenção e preparação em momentos de catástrofe.