Homenageando o escritor realista russo e personagem lendário da literatura mundial Leon Tolstoi, a Montblanc lança seu mais novo instrumento de escrita da Edição Escritores. Com um sofisticado coquetel inspirado nas noites russas, as Boutiques Montblanc de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas oferecem, simultaneamente, uma harmonização de vodca GREY GOOSE com caviar, no dia 29 de Setembro, às 19horas. O embaixador das marcas Bacardi, Tony Harion, criou um drink GREY GOOSE especial para esta noite, que será oferecido a todos os convidados.
Lançada anualmente desde 1992, em caráter estritamente limitado, a Montblanc Edição Escritores presta tributo aos grandes ícones da história da literatura. Leon Tolstoi, o mestre da ficção realista russa e autor de obras épicas como Guerra e Paz e Anna Karênina, é o mais recente homenageado com uma edição limitada inspirada em sua vida e seu legado cultural.
Além de escrever alguns dos romances mais importantes da literatura mundial, o conde Leon Tolstoi (1828-1910) dedicou a maior parte de seu tempo à busca da perfeição moral e do verdadeiro sentido da vida. O retrato preciso das suscetibilidades humanas e a expressividade vívida em sua obra transformaram Tolstoi na figura mais proeminente do movimento literário realista russo, em uma carreira de sucesso meteórico. Com o tempo, o escritor transformou-se cada vez mais em um pensador cristão e engajou-se em uma luta pacífica contra o aumento da importância do dinheiro na sociedade, a desigualdade da servidão e o domínio da Igreja e do Estado. Por isso, seus textos religiosos e de crítica social foram alvo da censura czarista.
Tolstoi também promoveu a ideia da educação para todos, fundando várias escolas para melhorar o nível educacional no meio rural e publicando uma revista mensal para disseminar seu pensamento sobre a educação pública e gratuita.
Uma vida simples
Yasnaya Polyana, a casa onde Tolstoi nasceu e viveu com sua esposa e filhos, serviu de inspiração para a Edição Limitada Leon Tolstoi. Nessa idílica paisagem rural, Tolstoi praticou seus próprios ensinamentos, encontrando a felicidade na vida simples dos camponeses. Esse tema se reflete na simplicidade das formas no design do instrumento de escrita que homenageia o grande escritor.
O formato do topo da tampa, coroado com o emblema da Montblanc em resina preta e branca, evoca os pilares da entrada da propriedade de Yasnaya Polyana . A filosofia de Tolstoi de trabalhar a terra com as próprias mãos é simbolizada no elaborado corpo artesanal, com acabamento martelado e revestido de prata.
A tampa de resina preciosa em cinza escuro, o cone de resina azul marmorizada e os acabamentos revestidos de platina refletem as cores das capas das primeiras grandes obras de Tolstoi e as do modesto escritório onde ele escreveu seus mais importantes textos. O ornamento no anel da tampa inspira-se em uma tradicional padronagem entrelaçada russa que enfeitava as roupas simples dos camponeses que Tolstoi gostava de vestir. A assinatura do grande mestre está gravada na tampa, e o brasão aristocrático da família aparece na pena de ouro maciço 750 revestida de ródio da caneta-tinteiro, um detalhe sutil que destaca as origens de Tolstoi e o valor que ele dava à família.
A versão caneta-tinteiro desta edição é limitada a 9 mil peças e a caneta esferográfica a 12 mil peças. A rollerball é restrita a 7 mil peças e o conjunto com caneta-tinteiro, esferográfica/rollerball e lapiseira, a apenas 1,6 mil peças.