A tuberculose no Brasil não é uma doença aparentemente preocupante. Em pesquisa realizada recentemente no país, foi constatado que 49% da população brasileira conhece pouco ou não tem nenhuma informação sobre a doença. No entanto, em 2010, morreram sete vezes mais vítimas de tuberculose do que de dengue. É neste cenário que o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Ministério da Saúde, lança a Campanha de Combate à Tuberculose, que tem como o objetivo dar visibilidade e aumentar o conhecimento sobre a doença.
Criada pela Propeg, a ação é protagonizada pelo zagueiro da Seleção Brasileira de Futebol, Thiago Silva. A escolha do jogador se deve, além do apelo popular, pelo fato de já ter contraído a doença, seguido o tratamento até o fim e se recuperado. Sua história de vida representa o conceito da campanha:Tuberculose. Testar, tratar, vencer.
Para mostrar que superou a doença, nas peças, Thiago Silva informa e adverte sobre os sintomas e orienta as pessoas a procurarem uma unidade de Saúde do SUS para fazerem o exame. Além do filme de 30 segundos, a campanha também é composta por spot para rádio, cartaz e peças direcionadas ao ambiente online.