A APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais anuncia novidades em seu posicionamento institucional. Mantendo a tradição de trabalhar em busca da manutenção de boas práticas no mercado audiovisual, a associação lança seu novo Código de Conduta, composto por um conjunto de regras de compliance, que, a partir de agora, serão aplicadas a todos os membros da entidade – novos ou já participantes.
O documento, que foi aprovado pelos associados presentes em Assembleia Geral, realizada no início deste mês de março, traz normas mais rígidas, que incluem uma atuação mais contundente contra produtoras que pratiquem a política de pagamento do BV de produção. A partir de agora, todas as associadas terão de abolir essa prática, sob pena de passarem por um processo de sindicância e serem excluídas da entidade, caso o mencionado pagamento seja comprovado.
Logo após a Assembleia Geral, os associados foram informados das novas regras e tiveram um mês para posicionar a APRO se estavam ou não de acordo com elas. As produtoras que não estiverem de acordo, não poderão mais integrar o quadro de associados da entidade. Ao longo do mês de março, foi realizado um processo de recadastramento, encerrado no último dia 30. As empresas que optaram por permanecer na APRO e fazer cumprir o novo código são as 81 mencionadas abaixo:
- 511 Filmes
- Abafilmes
- Academia de Filmes
- Alice Filmes
- Bando Studio
- Barry Company
- Big Bonsai
- Bossa Nova Films
- Bravura Cinematográfica
10.Casablanca
11.Cia de Cinema
12.CINE Cinematográfica
13.CineGroup
14.Cinemá Produções
15.Clan vfx
16.Conspiração Filmes
17.Consulado
18.Deiró Moving Ideas
19.Delica Digital
20.Delicatessen Filmes
21.D21
22.Dinamo Filmes
23.Dogs Can Fly
24.Domo Produções
25.Fábrika Filmes
26.Fantástica Filmes
27.Fat Bastards
28.Filmart Filmes
29.Fulano Filmes
30.Geral Filmes
31.Gos Catala Filmes
32.Hogarth Produção
33.Honey Bunny
34.Hungry Man
35.Iconoclast
36.Killers
37.La Casa de La Madre
38.Landia
39.Latitude Filmes
40.Leybol Packshot House
41.Lobo Filmes
42.Lux Filmes
43.Malagueta
44.Mambo Jack Filmes
45.Mínima
46.Mixer
47.Movi&Art
48.Moove House
49.New Content
50.Nove90
51.O2 Filmes
52.Oca Animation
53.Ocean Films
54.Paranoid BR
55.Piloto
56.Popcon Produções
57.Prodigo Films
58.Produtora Associados
59.Rebolucion
60.Saigon
61.Sanfona Filmes
62.Santa Transmedia
63.Sentimental Filme
64.Shinjitsu Filmes
65.Side
66.Spray Filmes
67.Stink
68.Studio Polegar
69.Tevezê Filmes
70.Trator Filmes
71.Tribbo Post
72.TVC
73.Utopia Films
74.Vapt Filmes
75.VCA Filmes
76.Vetor Filmes
77.Vetor Zero
78.Volcano Hotmind
79.Your Mama Films
80.Zeppelin Filmes
81.Zohar Cinema
Vale lembrar que esta lista é provisória, estando sempre aberta a entrada de associados e sendo atualizada a cada nova adesão. Os interessados poderão conhecer o Código de Conduta e a lista completa acessando o site: www.apro.org.br.
Tendência de mercado
A elaboração do novo Código de Conduta e a criação do conjunto de regras de compliance vem ao encontro de uma demanda apresentada por um grupo significativo de produtoras associadas a APRO, que, desde o ano passado, vem se posicionando, publicamente e de forma organizada, contra o pagamento do BV de produção. A associação enxerga como atitude fundamental essa tomada de posição, institucionalizando uma reinvindicação de seus associados.
Além disso, a APRO também acaba de fazer mudanças na estrutura de seu conselho consultivo. Foram abolidas as vice-presidências temáticas e, em seu lugar, empossado um novo conselho, formado por 15 titulares e 15 suplentes. O novo conselho é formado por Paulo Schmidt (Academia de Filmes), Eduardo Tibiriçá (Bossa Nova), Carlos Righi (Cia de Cinema), Raul Dória (Cine Cinematográfica), Renata Brandão (Conspiração Filmes), Mário Peixoto (Delicatessen/Your Mama), Leyla Fernandes (Honey Bunny), Alex Mehedff (Hungry Man), Julia Tavares (Killers), João Daniel Tikhomiroff (Mixer), Rejane Back Bicca (O2 Filmes), Egisto Betti (Paranoid), Francesco Civita (Prodigo Filmes), Marcelo Altschuler (Saigon) e Sergio Salles (Vetor Zero). Já os suplentes são, respectivamente: Taís Caetano (Aca demia de Filmes), Sandra Maria Othon Teixeira (Bossa Nova), Marcia Fabrício (Cia de Cinema), Claudia Gutierrez Caldeira (Cine Cinematográfica), Fábio Brandão (Conspiração Filmes), Breno Castro (Honey Bunny), Renata Correa (Hungry Man), Norma dos Santos (Killers), Hugo Mattos Janeba (Mixer), Carlos Betti (O2 Filmes), José Renato Ordine (Paranoid), Chico Pedreira (Prodigo Filmes), Carol Pessini (Saigon), Alberto Lopes de Oliveira Júnior (Vetor Zero) e Mayra Auad (Your Mama).
Em meio a esse reposicionamento, a APRO também prepara o 4º Fórum de Produção, que está previsto para o segundo semestre deste ano. Realizado desde 1996, o Fórum, que está em fase de articulação, deve reunir algumas das mais importantes entidades do setor. Mais uma vez, serão discutidos novos modelos de contratos referenciais, incluindo assuntos que retratam a nova realidade do mercado da produção publicitária, como branded content. O 4º Fórum também trará um novo formato, abrindo espaço para palestras e mesas de trabalhos com temas mais abrangentes e pertinentes ao universo da produção audiovisual.
Entre as pautas já selecionadas, está o debate sobre ajuste dos prazos de pagamento (especificamente para filmes publicitários). O tema há muito assombra o setor, já que, nos últimos anos, os mencionados prazos têm se tornado cada vez maiores e mais estendidos. Durante uma produção, as produtoras acabam atuando como organizadoras de processos, reunindo e coordenando profissionais e fornecedores e, consequentemente, tendo que lidar com uma grande quantidade de desembolsos imediatos. Por isso, negociar prazos mais céleres junto aos contratantes torna-se ponto crucial para a saúde financeira das produtoras. Ao levar este tema para o Fórum, a intenção da APRO é que todos os atores envolvidos neste processo (produtoras, agências, clientes, profissionais e fornecedores) possam debater e chegar a soluções que ajudem a viabilizar, de uma forma mais equilibrada, os filmes publicitários.