Para reforçar e valorizar o vínculo da Itaipava com o Rio de Janeiro, a Artplan, agência da marca no Estado, coloca em prática neste mês uma série de iniciativas idealizadas como estratégia de comunicação. Uma nova assinatura começa a ser utilizada no Rio de Janeiro a partir de abril – “Itaipava, uma cerveja 100%. Em bom carioquês, gostosa à Vera” – e traduz a proximidade da Itaipava, legitimamente do Rio, com o público local. O uso da expressão ‘À vera’, escolhida por ser uma gíria tipicamente carioca, e que significa intensidade ou verdade, combina perfeitamente com o tom da marca no Rio.
A nova campanha regional – que dá suporte à plataforma nacional da marca – estreia neste domingo, 10, na TV e coloca o carioca como protagonista junto com a Aline Riscado, a Verão, garota propaganda da marca, e traz pela primeira vez o posicionamento e assinatura “À Vera”. A comunicação ainda permeia o conceito de que, mais do que uma estação, o verão no Rio é um estado de espírito que se estende pelos 365 dias do ano, onde o carioca vive intensamente e aberto às infinitas possibilidades.
No filme, que se passa na calçada do boteco, a ‘social’ começa com a personagem Verão fazendo parte da turma carioca. Ela encontra uma amiga no bar e a apresenta para outros amigos. A partir daí, eles descobrem vários amigos em comum. ‘Personalidades’ locais, como Thais Valente (tatuadora), Luiz (da loja Brownie do Luiz), e Biel Maciel (produtor musical e empresário) também participam da história. Mas, como não poderia ser diferente, a unanimidade do lugar é o garçom Jorginho, figura mais conhecida por ali. Aline finaliza a cena com a nova assinatura da marca.
Da TV, os telespectadores ainda são convidados para continuar a experiência no ambiente online, que explora situações típicas do Rio na nova plataforma do projeto, www.cariocaavera.com.br. O endereço exclusivo foi idealizado como plataforma digital para agregar todo o conteúdo que o posicionamento aborda, como forma de expandir uma narrativa tão plural para o consumidor de cerveja no Rio. Com conceito de hub digital, o site e redes conectarão o público com as ações da campanha por meio de interatividade, além do conteúdo exclusivo produzido por influenciadores.
“Toda a nova comunicação da marca tem a ideia de conectar a Itaipava com o comportamento do cervejeiro carioca, que tem algumas peculiaridades. Prefere beber do lado de fora do bar do que do lado de dentro. Carioca gosta mesmo é de beber na calçada. E que todo carioca se acha popular e realmente conhece muita gente, conhece gente à vera. Daí, o conceito ‘À Vera’, traduzindo toda a intensidade de quem vive no Rio de Janeiro”, conta Ricardinho Weitsman, Diretor de Criação da Artplan.
A campanha ainda reúne anúncios para mídia impressa, exterior, ações em PDVs, spots em rádio, que reproduzem diálogos retratando a facilidade dos moradores do Rio em fazer amizades e socializar, além de ações nas calçadas do Rio de Janeiro, ponto relevante no momento de consumo, característica peculiar ao Rio de Janeiro.