Culturalmente falando, na maioria dos países é completamente normal mostrar um homem sem camisa em rede nacional, mas não uma mulher, mesmo quando o único propósito é promover a educação sobre o auto-exame para detectar um possível câncer de mama. Isso se torna ainda mais complicado na Costa Rica, país com a segunda maior taxa de câncer de mama na América Latina e Caribe, segundo o Instituto Nacional da Mulher.
Considerando que 75% de seus clientes são mulheres, Gollo, rede líder de eletrodomésticos do país, decidiu tomar uma atitude a respeito e em Outubro de 2015, oficialmente o Mês do Câncer de Mama, produziu um vídeo tutorial sem censura sobre auto-exame para detecção do câncer de mama. Logicamente o vídeo foi censurado e não foi veiculado nem por TVs nem em redes sociais. Dessa forma a Gollo decidiu mostrar o vídeo nos televisores em exposição nas suas 130 lojas no país.
Transmitido durante o mês de Outubro, o vídeo alcançou uma audiência de 1,3 milhões de pessoas, num país de apenas 4,5 milhões de habitantes. A ação foi trending topic nacional no dia 8 de Outubro, superando as conversas sobre a partida de futebol entre a Costa Rica e os EUA, e conquistando o apoio público da primeira dama do país, Mercedes Peñas Domingo.
GOLLO DRIBLA A CENSURA PARA FALAR DE CÂNCER DE MAMA
0
Share.