A Braskem lança hoje a campanha institucional Paratletas 2016, que destaca a superação dos paratletas por meio do esporte. A maior petroquímica das Américas é patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Paratletismo desde setembro de 2015, reforçando seu propósito de melhorar a vida das pessoas por meio da química e do plástico.
Criada pela Africa Zero, a campanha possui dois filmes com narrações inspiradoras e impactantes, que trazem para os holofotes grandes exemplos de determinação: Petrúcio Ferreira, Claudiney dos Santos, Yohansson, Parré, Verônica Hipólito, Silvânia Costa e Alan Fonteles, todos medalhistas em importantes competições mundiais.
“Um centímetro não é só uma unidade de medida. Não se mede com uma régua ou uma fita métrica. Em um centímetro pode caber todo seu esforço, tudo que você abriu mão, os dias que acordou mais cedo, os dias que você voltou pra casa mais tarde. Em um centímetro cabe tudo que você fez a mais”, diz a locução de um dos vídeos. Um exemplo claro é o de Silvânia Costa de Oliveira (28 anos), que recebeu o prêmio de Melhor Atleta do Ano do Comitê Paralímpico Brasileiro no fim do ano passado. A paratleta está a apenas um centímetro do recorde mundial. E, como finaliza a vídeo, “um centímetro parece pouco, mas é espaço suficiente para você escrever sua história”, e a Braskem está ajudando os paratletas a escreverem a deles.
O segundo filme traz Alan Fonteles (24 anos), campeão paralímpico e mundial de atletismo e recordista mundial, em que ele disputa com ele mesmo uma prova de atletismo e a principal mensagem é sobre ir além. “Superação é ser melhor que você mesmo todos os dias. E é por isso que a Braskem patrocina os atletas brasileiros”, finaliza a locução.
No paratletismo brasileiro, o plástico tem uma aplicação prática, já que está presente na composição das próteses, ajudando a serem mais leves e adaptarem melhor às pernas dos atletas, o que melhora a performance e o conforto.