A Honda demonstrou, durante a CES 2017, maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, Nevada, USA, seu conceito de Ecossistema de Mobilidade Cooperativa, que conecta o poder da inteligência artificial, robótica e big data para transformar a experiência de mobilidade no futuro e melhorar a qualidade de vida dos clientes.
Apresentando uma série de protótipos e demonstrações de tecnologia, o conceito prevê um futuro no qual os veículos se comunicarão entre si e também com a infraestrutura ao redor para mitigar os congestionamentos e eliminar fatalidades no trânsito, enquanto ainda oferece novos tipos de experiências de entretenimento a bordo. Além disso, os veículos possibilitarão a prestação de serviços autônomos quando não estiverem sendo utilizados por seus proprietários.
A Honda também anunciou projetos em colaboração com a Visa, com o estúdio de animação Dreamworks e startups de inovação por meio do Estúdio Desenvolvedor Honda e dos programas de inovação aberta Honda Xcelerator, sediados no laboratório da marca no Vale do Silício.
Alinhado ao tema de Ecossistema de Mobilidade Cooperativa, a Honda mostrou o Honda NeuV, um conceito de mini-veículo elétrico automatizado, equipado com mecanismo de inteligência artificial (AI) denominado “motor emocional”, e um assistente pessoal automatizado, criando novas possibilidades para interações humanas e novos valores para os clientes.
A empresa global de mobilidade também apresentou o Honda Riding Assist – Assistência de Condução Honda – um conceito de motocicleta que aplica as tecnologias de robótica da Honda para manter o equilíbrio.
Os visitantes poderão testar ainda o UNI-CUB, dispositivo de mobilidade individual da marca que se movimenta conforme a inclinação do corpo. “Desde o início, a Honda está focada em criar tecnologias que ajudem as pessoas”, afirma Yoshiyuki Matsumoto, Presidente e CEO da Honda R&D (Research and Development), subsidiária do grupo Honda dedicada à pesquisa e desenvolvimento. “Nosso objetivo é demonstrar os futuros caminhos da tecnologia, que resultarão em experiências de mobilidade remodeladas”, acrescenta.
Conheça um pouco mais dos produtos e conceitos de tecnologias apresentados na CES.
Assistência de Condução para Motocicletas
A tecnologia Riding Assist eleva o potencial das tecnologias robóticas da Honda para criar uma motocicleta autoequilibrável, que reduz significamente a possibilidade de queda enquanto a moto está parada. Ao invés de confiar em giroscópios, que acrescentam uma grande quantidade de peso e alteram a experiência de pilotagem, o Honda Riding Assist incorpora a tecnologia originalmente desenvolvida para o dispositivo de mobilidade individual UNI-CUB.
Honda NeuV
Concebido para criar novas oportunidades para os clientes, o NeuV surge como um novo veículo elétrico urbano cuja origem está no fato de que os veículos de propriedade individual ficam ociosos 96% do tempo. O NeuV explora a ideia de como criar novos valores para seu dono ao funcionar como um veículo automatizado de compartilhamento de caronas, buscando e levando passageiros aos seus destinos quando o proprietário não estiver usando o carro. O NeuV também pode vender energia para a rede elétrica em épocas de alta demanda, quando não estiver em uso. Essas atividades tem o potencial de criar novos modelos de negócios para clientes empreendedores. “Nós criamos o NeuV para agregar valor ao proprietário ao otimizar e monetizar o período de ociosidade do veículo”, disse Mike Tsay, Designer da Honda R&D.
O Neuv também funciona como um pensativo e útil assistente de inteligência artificial utilizando um “motor emocional”, uma tecnologia desenvolvida pela Honda e Softbank. Denominada HANA (Assistente de Rede Automatizado Honda), em sua aplicação no NeuV, esse “motor emocional” aprenderá com o motorista ao detectar as emoções por trás de suas atitudes e, a partir daí, com base em seu histórico de decisões, fará novas escolhas e recomendações. O HANA poderá verificar o bem-estar emocional do condutor, fazer recomendações musicais baseado em seu humor e auxiliar a rotina diária do proprietário.
O NeuV tem um painel de interface totalmente touchscreen, possibilitando ao motorista e passageiro terem uma experiência intuitiva e conveniente. O veículo possui dois assentos, espaço para armazenamento ao fundo e um skate elétrico para o último trecho do trajeto.
Safe Swarm
Na CES, a Honda também lançou o conceito “Safe Swarm”, que utiliza propriedades da biomimética para conceber uma experiência de condução mais segura, eficiente e agradável. A demonstração do Safe Swarm coloca os visitantes em um mundo onde os veículos se comunicam entre si usando uma comunicação de curta distância (DSRC) para auxiliar o condutor em situações de dificuldades. O Safe Swarm permite os veículos agirem cooperativamente em uma mobilidade mais eficiente, menos estressante e, por fim, livre de colisões.
“A era autônoma chegou e, a Honda, como todas as fabricantes de automóveis, está trabalhando para aperfeiçoar e avançar esta tecnologia para atingir nosso objetivo de uma sociedade livre de colisões até 2040 “, disse Frank Paluch, presidente da Honda R&D Americas. “Usando as comunicações veículo-para-veículo e veículo-para-infraestrutura e aproveitando big data e inteligência artificial, a Honda trabalhará para criar um ambiente em que as condições da estrada serão previsíveis e gerenciadas e as colisões evitadas”.
Honda UNI-CUB
Os visitantes da CES poderão experimentar o dispositivo de mobilidade pessoal da Honda, o UNI-CUB, que permite que o usuário controle a velocidade, mova-se em qualquer direção e pare, simplesmente deslocando o peso corporal. Recentemente, a empresa abriu o API do UNI-CUB para facilitar a criação de um software que permita controlar o dispositivo por um smartphone e outros dispositivos, fornecendo o potencial de expandir o valor e funcionalidades para as pessoas.