Carlos Franco
O Festival Internacional de Criatividade, o Cannes Lions, começou oficialmente hoje, dia 18 de junho de 2018, e vai até o dia 22. Começa menor do que no ano anterior, com queda de 21,37% no número de inscrições que passou de 41.170 para 32.372 representativas de 90 países. A decisão do grupo Publicis de não participar teve, segundo a organização do festival, impacto de 8% nessa redução das inscrições ainda que anunciantes do grupo tivessem decidido eles mesmos inscreverem as peças criadas pelas agências vinculada ao francês Publicis Group.
Outro fator que pesou o foi o número menor de leões, o famoso troféu do Cannes Lions desenhado por Pierre Cardin, e que faz enorme bem tanto para a imagem das agências, dos anunciantes e dos fornecedores envolvidos, como e sobretudo para o ego dos publicitários, em especial os criativos.
Nesta edição, o festival que completa 65 anos, encerrou a farta distribuição de leões de Cyber (peças para a internet), Integrated (campanhas integradas de comunicação comercial) e Promo & Activation. Fez mais reduziu 120 subcategorias, em que uma agência podia ganhar em diferentes tipos de bebidas, acessórios para autos, autos, etc.. A intenção é ficar menor para ficar melhor, mas seletivo e com leões que, de fato e de direito, rujam de verdade na selva da publicidade e propaganda.
De acordo com os organizadores do festival, esse novo desenho respondeu por uma redução de 13% no número de inscrições.
Enfim, na festa desta noite, a sorte das campanhas publicitárias de 90 países do mundo estará lançada. No decorrer da semana, Revista Publicittà destacará os vencedores de Grand Prix, mas evitará o tititi das listas curtas (short list) e oferecerá aos seus leitores uma visão mais crítica dos vencedores.
Cannes é uma festa, mas também aponta tendências, promove debates e é isso que iremos priorizar no decorrer da semana.