O mercado de luxo vive da exclusividade e também do valor simbólico de um objeto, como por exemplo, uma caneta Montblanc em homenagem a John Fitizgerald Kennedy, as mágicas três letras JFK, que a Sotheby´s leilou em junho deste ano por US$ 97.500,00 e que foi adquirida por comprador ainda não identificado, mas que tem em mãos uma exclusividade, uma das três canetas produzidas por Montblanc e ponto final. É o mesmo caso da bola de futebol de diamantes que foi comprada por US$ 250 mil pelo jogador Karim Benzema, do Real Madrid, que se não for única, é a primeira.
A Montblanc em parceria com a renomada casa de leilões Sotheby´s leiloou essa edição limitada do instrumento de escrita dedicado a John F. Kennedy –“O Estilo de Vida de um Ícone” – com o lucro líquido a favor da Best Buddies International, uma organização sem fins lucrativos, voltada para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento no mercado de trabalho. A Best Buddies foi fundada em 1989 por Anthony Kennedy Shriver, sobrinho do falecido presidente americano.
Cada instrumento de escrita Montblanc conta sua própria história. Trabalhada a partir dos melhores materiais e moldado por mestres artesãos altamente qualificados, a edição dedicada a JFK não é exceção. A peça honra a visão, o estilo e a liderança do falecido presidente americano. Este instrumento de escrita especial foi trabalhado no atelier da Maison, em Hamburgo, Alemanha. A peça é uma edição extremamente rara em ouro branco 18k e tem o emblema Montblanc coroado por uma pedra da lua. A edição é limitada a apenas 3 exemplares.
A caneta pertence à série de instrumentos de escrita Montblanc Great Characters e possui também uma linha de Edição Especial. Seu design é inspirado na família de John F. Kennedy e nas paixões que o motivaram em vida. O estilo Ivy League, com a tampa e corpo feitos de resina preciosa azul escuro, reflete a educação recebida por ele, e os anéis no corpo simbolizam sua carreira militar como um jovem veterano da Segunda Guerra Mundial. A importância da família ao longo de sua vida é refletida nos três anéis da tampa, que representam seus três irmãos.
Comemorando uma de suas conquistas, o padrão nos anéis foi inspirado nas pegadas dos primeiros passos na Lua, enquanto sua visão de enviar um homem à Lua também é imortalizada no módulo lunar gravado na pena em ouro. O clipe, com estilo inspirado nos anos 1960, está decorado com as iniciais “JFK”. Esta edição especial está disponível nas boutiques Montblanc em todo o mundo.
“Estamos honrados em ter a oportunidade de trabalhar com os melhores”, diz Mike Giannattasio, CEO da Montblanc na América do Norte. “A Best Buddies é uma organização atuante e internacional, com impacto global positivo para milhares de pessoas.”
“Nós estamos tão entusiasmados com esta generosa doação da Montblanc. Isso vai ajudar a nossa organização continuar se expandindo internacionalmente”, diz Anthony Shriver, fundador da Best Buddies .
Sobre Montblanc
Há mais de 100 anos, a Montblanc tem abraçado as tradições de valor duradouro e artesanato requintado. Princípios intransigentes de design, estilo, qualidade e processos manuais têm permitido criar coleções de tradição que são passados de geração em geração. O icônico emblema Montblanc é um símbolo de excelência – o auge de instrumentos de escrita de luxo, relógios, couro, acessórios, perfumes e óculos de sol. A Maison mantém um compromisso duradouro de incentivar a excelência por meio do avanço cultural, atividade que enxerga como uma obrigação especial de suas próprias raízes. Através de vários programas e projetos internacionais, a Maison faz uma contribuição criativa para a vida cultural moderna, ao mesmo tempo em que escreve um pedação da história contemporânea.
Sobre Best Buddies
O presidente Kennedy foi um dos primeiros presidentes americanos a promulgar uma legislação significativa para os americanos com deficiência. Seguindo o mesmo espírito de trabalho público, em 1989, Anthony Kennedy Shriver, sobrinho do presidente, fundou a Best Buddies, uma organização sem fins lucrativos que visa à integração das pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento no mercado de trabalho. Atualmente, a organização está presente nos Estados Unidos e em mais de 50 países.
Sobre Sotheby’s
A Sotheby’s vem unindo colecionadores e obras de arte desde sua fundação em 1744. Ela é a primeira casa de leilões internacionais do mundo desde sua expansão de Londres para New York em 1955. Também foi a primeira a vender em Hong Kong (1973), Índia (1992) e França (2001), além de ser o primeiro leilão de artes finas na China. (2012).
Hoje, a Sotheby’s apresenta leilões em dez diferentes galerias, incluindo New York, Londres, Hong Kong e Paris. Mantém o programa BidNow Sotheby, que permite que os visitantes acompanhem os leilões e os lances ao vivo, de qualquer lugar do mundo. A Sotheby’s possui uma rede global de 90 escritórios em 40 países e é a mais antiga companhia listada na New York Stock Exchange (BID) .