Foram movimentados mais de R$ 120 bilhões em investimentos publicitários, em 2014, aponta o IBOPE Media. Estima-se também que 11% das marcas brasileiras utilizam celebridades em suas campanhas, representando 17% do total de investimento publicitário no país. Além de ser um mercado em potencial, a crise econômica exige que as campanhas sejam ainda mais assertivas. De olho na oportunidade de oferecer uma solução que atenda às necessidades de tempo e custo do mercado publicitário, a ANOVA criou um sistema online que analisa o perfil de celebridades para campanhas de acordo com o público-alvo. O software faz a análise da imagem de famosos a partir de pesquisas com consumidores finais.
Para montar seu “banco”, a startup entrevista a cada três meses 6.500 consumidores de todo país. No sistema, criado de forma bastante intuitiva, o cliente coloca os filtros que desejar: características que busca na celebridade, público-alvo, objetivos de comunicação da campanha, entre outros.
“A ANOVA realiza pesquisas nacionais, antes inviáveis para algumas marcas, por diversos motivos. Sem a plataforma, só seria possível analisar um grupo pequeno de artistas, em regiões reduzidas e com amostras menores. O tempo disponível para cada estudo também costuma inviabilizar uma análise com a que fazemos”, diz Ricardo Nobre, CEO da ANOVA.
A redução de custo da campanha ocorre devido tanto a escolha mais assertiva do artista que irá comunicar, como também a um cálculo de cachê mais compatível com o potencial de cada imagem. “Há ainda a diminuição do risco de escolher a celebridade errada, o que faz, muitas vezes, com que a campanha tenha que ser tirada do ar”, completa Nobre.