Com a chegada da Páscoa, o consumo de chocolate cresce em todo o país. Para entender um pouco mais sobre esse consumo, a Ipsos Connect – unidade de negócios que coordena os serviços voltados para a área de Comunicação de Marca, Propaganda e Mídia da Ipsos – acabou de realizar um estudo.
Segundo o levantamento nacional da Ipsos, a capital que lidera o ranking de maior índice de consumo de chocolate é Porto Alegre com 82%, logo atrás está São Paulo com 75%, Curitiba e Brasília ambos com 74%, mas são as maranhenses as mais loucas pelo chocolate.
São Luis é o mercado com maior concentração de mulheres (61%) apaixonadas pelo chocolate. Com relação à classe econômica, Brasília é onde está a maior quantidade de consumidores de chocolate pertencentes à classe A com 18%, a classe B se destaca em Porto Alegre (48%), Curitiba (47%) e Florianópolis (46%), já a classe C aparece em Salvador (57%), Recife (55%) e Rio de Janeiro (55%).
“O consumo de chocolate cresce significativamente neste período do ano, mas esta pesquisa comprova que este amor permanece ao longo do ano e não se restringe apenas à Páscoa. O consumo de barras, bombons e tabletes continua alto ao longo do ano”, afirma Diego Oliveira, diretor na Ipsos Connect no Brasil.
Os meios de televisão, internet, folhetos promocionais e o boca a boca são os meios que mais influenciam na hora da decisão desse público. 70% dos consumidores de chocolate decidem o que comprar antes de ir às compras; 68% são cuidadosos com o dinheiro e gostam de visitar várias lojas antes de fazer suas compras.
Esta pesquisa foi realizada nos 19 mercados que a Ipsos tem atuação, com mais de 41 mil pessoas.