O especializado português Meios&Publicidade traz uma boa entrevista com Paulo Valentim, diretor de Gestão de Marcas de cervejas da Unicer, uma das mais importantes cervejarias de Portugal. Lá, como aqui, os lançamentos visam buscar o consumidor sempre disposto a pagar mais por produtos premium, que possam se diferenciar dos tradicionais – ou aqueles que se tornaram commodities, uma coisa comum, básica. É esse segmento o que interessa à cervejaria. Vale ler a entrevista.
Detalhe: em respeito ao veículo e ao repórter, você irá ler essa entrevista no português de Portugal. Não irá faltar compreensão para o que está escrito, pois – ora pois, pois -, as diferenças são pequenas.
Filipe Pacheco
do Meios&Publicidade
A Unicer lançou na semana passada a Super Bock Abadia Rubi e a Super Bock Abadia Gold. Paulo Valentim, director de gestão de marcas de cervejas da Unicer, explica as qualidades das novas cervejas e a importância que o segmento premium começa a ter no universo das empresas de cerveja nacionais.
Meios e Publicidade (M&P): Em termos de sabor o que é que a Super Bock Abadia Rubi e a Super Bock Abadia Gold vêm acrescentar a todas as outras que já existem?
Paulo Valentim (PV): Para o desenvolvimento destas duas novas variedades foi utilizado um malte especial desenvolvido, durante mais de um ano, em parceria com um centro de investigação. Trata-se de um produto diferente, com mais álcool e um sabor muito especial. A Super Bock Abadia Rubi é uma cerveja forte, com corpo e estruturada. É equilibrada e intensa, apresentando uma cor alaranjada e um fim de boca ligeiramente doce. É ideal para acompanhar os sabores fortes das carnes vermelhas, assados e pratos tradicionais. A Super Bock Abadia Gold é uma cerveja especial, forte e moderadamente amarga. É equilibrada e suave, de cor dourada e muito atenuada e seca, ideal para acompanhar os sabores suaves do peixe e marisco. Super Bock Abadia Gold é uma cerveja cujo final de boca seco que proporciona a torna muito diferente das cervejas tradicionais portuguesas.
M&P: As garrafas da Super Bock Abadia Rubi e Gold têm um ar distinto e sofisticado. Mas porque é que foi preciso contratar uma agência inglesa, a You, para fazer este trabalho?
PV: A Unicer trabalha com um conjunto de agências que constituem os seus parceiros preferenciais, sendo a sua filosofia acreditar nas vantagens das relações de longo prazo, independentemente da sua nacionalidade. É o caso da Strat, Tempomedia, You
Neste caso específico, a Unicer limitou-se a seguir a sua filosofia base, trabalhando novamente com a agência que tem vindo a desenvolver todas as extensões de gama de Super Bock, nomeadamente, a própria Abadia.
M&P: As duas novas referências da Super Bock foram lançadas para serem consumidas a acompanhar as refeições. É possível atingir os objectivos da marca quando se sabe que os portugueses são propensos a beber vinho às refeições?
PV: As novas Super Bock Abadia visam dar maior liberdade de escolha aos consumidores, especialmente no momento genérico das refeições e no momento específico das refeições especiais. Os objectivos quantitativos traçados parecem-nos perfeitamente alinhados com uma situação onde 26% dos portugueses representam 70% do consumo total de vinho e 53% do consumo total de cerveja em Portugal, sendo que apenas 20% do consumo de cerveja se faz às refeições.
M&P: As empresas têm vindo a apostar no lançamento de novos tipos de cerveja. O que mudou nos consumidores portugueses para haver condições para alargar a oferta de produtos?
PV: Se analisarmos os mercados de produtos de grande consumo, há uma tendência para o crescimento de produtos mais sofisticados, mais premium e de maior qualidade. Estes produtos, quando associados a grandes marcas como Super Bock, apesar de não representarem volumes muito importantes de vendas, acrescentam à marca estes valores tão importantes de sofisticação e qualidade cervejeira.
M&P: Ao estar a apostar em cervejas premium, a Unicer quer competir com cervejas mais prestigiadas a nível internacional?
PV: A Unicer é uma empresa cervejeira que em nada fica atrás das suas melhores congéneres mundiais. Prova disso, são as 28 medalhas de qualidade obtidas pela marca Super Bock, 23 delas consecutivas. A Unicer apenas compete pela preferência dos seus consumidores.
M&P: O que tem uma boa cerveja portuguesa que uma belga ou alemã não têm?
PV: A capacidade de satisfazer melhor a preferência específica dos consumidores portugueses.
M&P: Qual a cerveja que consome no dia-a-dia?
PV: Uma cerveja Unicer. O portfólio da empresa é muito rico. Da Super Bock à Carlsberg, passando pela Cristal, só existem muitas razões para beber uma boa cerveja. Gosto de cerveja, incluindo as cervejas com sabores.
M&P: Qual a primeira cerveja que bebeu?
PV: Tinha 16 anos quando bebi uma cerveja tão amarga que só voltei a beber outra muitos anos depois. Era uma cerveja da concorrência. Como acontece algumas vezes, nem sempre a primeira é a melhor!
M&P: Qual a notícia que não gostaria de ver publicada no Meios & Publicidade?
PV: Que os portugueses perderam a lucidez de distinguir entre marcas portuguesas e marcas pseudo-portuguesas.
M&P: Qual a notícia que gostaria de ver publicada no M&P?
PV: Que a Unicer atingiu os mil milhões de euros de facturação.