Uma mídia proativa que acompanha o movimento das pessoas e exatamente por isso está em constante transformação. Essas são algumas das características do mobiliário urbano – o segmento de mídia exterior que mais cresce no Brasil – destacadas pela presidente da Otima, Violeta Noya, durante painel no ENA 2015 (Encontro Nacional de Anunciantes), que contou também com a participação do diretor geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão, e da head global de brands do Twitter, Melissa Barnes, na última quarta-feira, 10.
Na visão de Violeta, por conta da própria natureza do mobiliário urbano de estar presente nas ruas e acompanhar a jornada diária das pessoas, o seu potencial de crescimento é imenso. Em diversos países do mundo, a mídia exterior tem participação no bolo publicitário superior a 10%. A presidente da Otima destaca que a título de comparação, o patamar deste meio antes da entrada em vigor da Lei Cidade Limpa (que baniu a mídia exterior de São Paulo, no final de 2007), era de 2,8%. Hoje, após a Lei, que permitiu o surgimento de empresas como a própria Otima, criada no início de 2013, este percentual está próximo de 5%.
“Acreditamos que em um futuro próximo, a mídia exterior no Brasil possa chegar a dois dígitos de participação no bolo publicitário”.
INOVA fato de impactar as pessoas naturalmente e a possibilidade de interconexão com outras mídias são outras vantagens do mobiliário urbano salientadas por Violeta Noya. “Essa é uma mídia em transformação no mundo e aqui no Brasil também. Temos criado diversos projetos diferenciados em conjunto com agências e clientes que demonstram as possibilidades infinitas desse meio”, disse a presidente da Otima ao mostrar cases recentes que chamaram a atenção das pessoas nas ruas. Dentre os exemplos demonstrados estão o uso de efeitos especiais em mobiliário urbano feito pela Vivo, o sampling machine que permitiu às pessoas ganharem sorvetes da Kibon nos painéis, e a vitrine que demonstrou a nova coleção de jeans da Hering e a Pernambucanas que transformou os painéis da Otima em “smartphones gigantes” para divulgar os produtos de telefonia de suas lojas.