Sabe aquele ditado popular de que quem não sabe brincar não desce para o playground? Pois bem, o CEO global da rede Mcdonald’s mostrou justamente que não sabe brincar, passou uma mensagem de arrogância e prepotência ilimitada, tanto pior que sugere que a rede global de lanchonetes prefere resolver suas questões na intimidade do escurinho do cinema, de um telefonema, longe da transparência corporativa que se espera de uma rede global como McDonald’s. Steve Easterbrook começa mal à frente do McDonald’s e demonstra que comunicação de crise definitivamente é algo com o qual a rede não sabe lidar. O bilhete que escreveu em resposta à ação do concorrente global Burger King, que propôs celebrar a paz com o lançamento do McWhropper, unindo o que de melhor os sanduíches das duas redes têm em comum num único produto, é uma pérola de ignorância, uma página a ser destacada em estudo de cases de crise. Um exemplo perfeito do que não se deve fazer em situações como esta. Expôs mais que arrogância e prepotência, mais do que falta de transparência, expôs indigestão, o contrário do que se espera encontrar numa rede que vende alimentos.
Já Giraffas, por meio da Mood, soube muito bem pegar carona na brincadeira proposta globalmente pelo Burger King e surfou na onda, saiu bem na fita e com muito humor. E como os internautas não perdoam quem levou a pior foi o McDonald’s, como pesquisa da Ipsos, que também não perdeu tempo em verificar o que está acontecendo nas plataformas digitais demonstra. Veja o resultado da pesquisa e os dados Ipsos.
O que fazer quando duas marcas de sucesso, como Burger King e McDonald’s, criam um desafio e, de repente: Eu, tu, ele e nós, deparamos com parte dessa ação nas redes sociais? O boca a boca é conhecido como um dos mais poderosos elementos do marketing, desde épocas passadas e potencializado na época moderna a partir da capacidade de proliferação acelerada de mensagens que trazem as redes sociais.
Esses dias fomos testemunhas de uma das mais criativas campanhas virais, onde Burger King desafiou seu rival histórico McDonald’s para juntos fazerem um lanche para um único dia icônico, cujas vendas seriam dedicadas a uma ONG pela paz mundial, o McWhooper.
Vários fenômenos foram rapidamente identificados a partir desta ação, inclusive aqui no Brasil. Uma pesquisa nas redes sociais desenvolvida pela Ipsos Connect – unidade de negócios que coordena os serviços voltados para a área de Comunicação de Marca, Propaganda e Mídia – revela que no nosso país, o buzz nas redes sociais para os principais players desse segmento cresceu de maneira expressiva (390% durante os três primeiros dias após desafio ter sido lançado). Porém, o mais interessante foi que marcas como Giraffas, com sua ação ‘Nós aceitamos’, conseguiram rapidamente aproveitar o impulso na onda.
Giraffas cresceu seu buzz mais que o resto (1000%), e foi a marca que trouxe mais associações positivas nas suas menções (28% vs 17% e 18% dos concorrentes). Além disso, conquistou em torno de 10% do share de menções vs 3% do seu histórico.
A resposta do McDonald’s o deixou um passo atrás. Sendo líderes tradicionais no share of buzz (63% antes da campanha), eles perderam o primeiro lugar para Burger King, que foi quem melhor capitalizou a própria ativação, ficando no primeiro lugar do pódio (subiu de 34% para 58% neste quesito).
As plataformas de redes sociais mostraram mais uma vez a democracia do marketing moderno. Nelas, resultados podem ser alcançados não só realizando boas campanhas próprias: “pegar carona” em uma como esta também pode ser uma ótima ideia.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, criada e dirigida por profissionais de pesquisa. Fundada na França em 1975, se tornou um grupo de pesquisa global com forte presença em todos os mercados-chave. A Ipsos ocupa a terceira posição na indústria global de pesquisa.
Com escritórios em 87 países, a Ipsos se consolidou como marca líder porque é a única empresa estruturada por meio de áreas de especialização: publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados.
Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.