O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal apontou recentemente que as pessoas em idade ativa constituem cada vez mais um grupo menor diante dos idosos naquele país. Em 2005, por exemplo, a cada 100 jovens, correspondiam 109 idosos, número que chegou no ano passado a 147 idosos a cada 100 jovens. E muitos deles exigem cuidados e, sobretudo, enfrentam a necessidade de romperem os muros da solidão.
Foi com esse propósito, sobretudo o de abrigar projetos e promover a intergeracionalidade (o encontro de diferentes gerações) em torno da arte que surgiu, há dois anos, a Mansarda. Um grupo de profissionais liberais e artistas, incluindo brasileiros residentes em Portugal, que a partir dessa casa, que também abriga residentes tem como meta difundir a cultura e a troca de experiências.
Mansarda acaba de lançar dois comerciais criados pela agência 004 e dirigidos por João Gomes de Almeida com produção da Garage , em que difunde uma verdade clássica, muitas vezes esquecida: “a velhice não se mascara”. A ideia é impedir que muitos caiam no esquecimento apesar das suas contribuições à cultura e também difundir a casa como ponto de encontro entre gerações.
Os filmes são estrelados por Camané, famoso cantor de fados, e a atriz Fernanda Serrano. Sabia mais sobre Mansarda aqui.