AFiat lança no dia 13 sua nova campanha de varejo. Traz em 15 filmes, consumidores reais dirigindo diferentes modelos da montadora. Os mesmo personagens vão ganhar histórias em quadrinhos desenhadas por Adão. É uma estratégia ousada e cara. O diretor de publicidade e marketing de relacionamento da montadora, João Batista Ciaco, diz que é uma campanha é um institucional de varejo totalmente alinhada com os objetivos da FIAT, de estar cada vez mais próxima do consumidor.
O que despertou a atenção dessa revista digital para falar um pouco da estratégia da montadora.
Revista Publicittà – Hoje, há um maior investimento em campanhas de varejo. Isso é decorrente da competição no segmento?
João Batista Ciaco – Não resta dúvida que o mercado está aquecido e as campanhas de varejo ganharam realmente maior destaque. São mais elaboradas, sem perder o foco da regionalidade que contempla as concessionárias. Tanto que buscamos personagens reais com diferentes sotaques. O que permite que filmes sejam alvo em determinadas regiões e até possam dar esse colorido de que todas usam um Fiat quando passados em conjunto.
A publicidade de varejo está consumindo mais recursos que a institucional e de produtos?
Eu diria que hoje essa divisão é muito tênue. Ela começa a se encontrar numa curva, como duas paralelas. As campanhas de varejo também estão assumindo essa caráter institucional de marcas. Mas a receita continua equilibrada, eu diria que meio a meio. Mas antes, é verdade, se investia mais em institucional e produto, hoje o varejo adquiriu grande importância e envolve também todas as concessionárias da marca.
A quantidade de comerciais dessa campanha “Esse Fiat é meu” é muito grande. Isso foi em decorrência dos custos menores de produção?
A quanidade é maior sim, mas o custo de veiculação continua alto. O que temos é um diferencial rico para abranger as diferentes regiões do País. E vamos ter também interatividade via internet, onde os consumidores vão mandar suas experiências com um Fiat e o cartunista Adão poderá desenhar as melhores histórias. A Fait quer estar mais presente na vida desse consumidor e usar cada vez mais novas ferramentas. A internet será forte aliada da campanha.