O Dia Mundial da Água, comemorado ontem 22 de março, foi a data escolhida pelo Instituto Akatu para lançar o movimento A Voz da Seca, projeto que criou uma tipografia única para dar voz à terra e espalhar o pedido da natureza por mais respeito e mais cuidado. A estratégia de comunicação, assinada pela DM9DDB, começou com as redes sociais, adesão do Corinthians que entrou em campo pelo Campeonato Paulista com camisa customizado pela tipografia, e hoje ganha nova etapa com mobiliário e anúncios impressos. Além disso, neste final de semana os jornais O Estado de S.Paulo e Destak publicaram uma matéria especial sobre a água utilizando a tipografia criada exclusivamente para a campanha.
Para participar e aderir ao movimento, qualquer pessoa com acesso à internet e conta de Twitter está convidada a clicar no site www.avozdaseca.com.br e escrever uma mensagem sobre a necessidade do consumo consciente da água e postar o texto em sua conta na rede social. “Cada pessoa tem ao menos uma dica ou uma mensagem interessante capaz de sensibilizar seus amigos sobre os impactos da falta de água. Com o movimento queremos disseminar estas vozes que são capazes de gerar engajamento e trazer um resultado prático para a vida das pessoas”, afirma Leo Macias, diretor de Criação da DM9. “Usamos os traços característicos do chão rachado pela falta de água para sensibilizar as pessoas. Uma imagem simples mas muito marcante, que remete às consequências que um consumo desenfreado da água pode ter para todos”, completa Zico Farina, diretor de Criação da agência.
O consumo consciente é condição imprescindível para um planeta sustentável. Alertar as pessoas sobre o consumo responsável da água, usando o poder das redes sociais, é uma maneira eficiente de lembrar as pessoas de alguns cuidados simples para reduzir o desperdício.