Em 14 de novembro acontece o Dia Mundial do Diabetes. Para promover uma reflexão sobre a doença que já atinge mais de 14 milhões de brasileiros, a Abbott, empresa global de cuidados para saúde, em parceria com o Museu da Pessoa, entidade voltada à preservação da memória social, apresentam o projeto “Histórias que inspiram mudanças”, uma coleção com depoimentos de pessoas com diabetes que contam sobre os desafios na gestão da doença.
“Ao trazer para perto o dia a dia de quem convive com o diabetes, o projeto busca sensibilizar a população sobre esta condição crônica cuja incidência aumenta no país e no mundo. As histórias reforçam a importância e o poder da saúde”, conta Sandro Rodrigues, Country Manager da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott. “Para as pessoas que vivem com diabetes, o diagnóstico rápido e o controle da glicose são fundamentais para viver uma vida mais ativa e saudável”. O material reúne 10 histórias de pessoas com diferentes idades, perfis e estilos de vida que contam a sua relação com a doença, como receberam o diagnóstico, o que mudou em suas vidas e na de suas famílias e a importância do tratamento e gestão do diabetes.
A troca de experiências e o conhecimento sobre o diabetes são fundamentais para promover a melhor gestão da doença e para desmistificá-la. “Com esta coleção pretendemos mostrar que a informação sobre a doença faz com que o paciente participe mais do controle glicêmico, ajuste seus hábitos alimentares e atividades físicas e tenha uma vida mais saudável”, completa Sandro Rodrigues.
Segundo a historiadora e fundadora do Museu da Pessoa, Karen Worcman, “experiências como estas geram reflexões profundas sobre a vida e tornam-se uma fonte valiosa de sabedoria, que merece ser compartilhada. Nosso propósito foi entrevistar pessoas com diabetes e eternizar seus aprendizados, compartilhando-os e disseminando-os por meio de nosso portal e redes sociais.”
Os participantes do projeto tiveram a oportunidade de experimentar o sistema FreeStyle Libre, uma nova tecnologia revolucionária de monitoramento de glicose para as pessoas com diabetes, lançada em junho de 2016 no Brasil.
A divulgação da ação será feita por meio do portal do Museu da Pessoa e nas redes sociais da Abbott, no Facebook FreeStyle Libre Brasil e no YouTube Abbott Brasil. O projeto também convida e incentiva as pessoas a compartilharem suas próprias experiências na gestão do diabetes usando as hashtags #FreeStyleLibre e #HistoriasQueInspiram. “Queremos motivar a troca de experiências, que é tão saudável tanto para a prevenção quanto para o controle da doença”, explica Sandro Rodrigues.