A ABERT criou mais um vídeo que alerta sobre o fim do sinal analógico de TV no país. A imagem de um televisor fora do ar, com chuvisco e áudio ruim, mostra como a TV aberta deve ficar sem a conversão para o sinal digital. Assinado pela Frisson Comunicação e Marketing, o filme foi preparado para auxiliar as emissoras de TV na divulgação do processo.
Brasília e nove cidades do entorno do DF já estão recebendo somente o sinal digital desde o dia 17 de novembro. A próxima capital a desligar o sinal analógico será São Paulo e mais 39 cidades paulistas, com previsão para março de 2017. Para o fim das transmissões analógicas, deve ser atingida a meta determinada pelo Ministério das Comunicações de ter 93% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. Caso contrário, o cronograma pode ser alterado.
Em seguida, haverá o desligamento em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Sobral (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).
Vantagens do desligamento
O sinal digital vai permitir acesso à televisão aberta e gratuita com maior qualidade de som e conectividade, além de uma imagem nítida e livre de chuviscos e interferências. O processo de digitalização também vai permitir a expansão da oferta da telefonia 4G no Brasil, com a liberação da faixa de 700 MHz (canais 52 ao 69) para as operadoras de telefonia móvel.
Para mais informações sobre o desligamento do sinal analógico, basta ligar para o número 147 ou acessar www.sejadigital.com.br