Marcus Vinícius Freire foi o convidado especial do primeiro debate do “Abril no Rio”, projeto olímpico promovido pela Editora Abril. O evento, liderado pelos jornalistas Sérgio Xavier e Fábio Altman, foi realizado nesta terça-feira, dia 9, na sede da Abril, em São Paulo. Ao longo dos próximos meses serão feitos mais 11 debates, além de um “Exame Fórum Olimpíadas”, com foco em negócios, sobre o legado que as empresas e organização do evento olímpico deixarão.
“Estamos tentando difundir informação, colocar todo mundo no mesmo nível de conhecimento. O processo olímpico está ainda muito no início, as pessoas não sabem em que situação os atletas do Brasil estão, quais são nossas chances verdadeiras de resultados, para que serve tudo que estamos realizando e o que vai ficar de legado olímpico. Tudo isso queremos discutir nesse ciclo de debates. E era muito importante que esse primeiro encontro fosse o mais abrangente possível. Ninguém melhor que o Marcus Vinícius para estrear com a gente”, afirmou Sérgio Xavier, coordenador editorial do projeto Abril no Rio.
“Esse primeiro debate nos proporcionou uma visão geral de todos os esportes e as perspectivas do Time Brasil. O próximo passo é detalhar as modalidades, como natação, atletismo, entre outras, além dos personagens interessantes, os próprios atletas e suas histórias, seus dramas e vivências olímpicas”, complementou Fábio Altman, Redator-Chefe de Veja.
O projeto “Abril no Rio” contará com a participação de atletas e profissionais ligados ao mundo do esporte para engajar a torcida brasileira com o maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos. No primeiro debate desta terça-feira, Marcus Vinícius Freire falou sobre a preparação do Time Brasil para as Olimpíadas do Rio-2016.
“Eu gosto de falar que o importante é ganharmos medalhas de ouro de forma sustentável, ou seja, em diversas modalidades. Somente assim teremos chance de alcançar espaço no grupo dos 10 primeiros colocados nos Jogos Olímpicos. E, para seguir essa estratégia, também digo que sou um executivo do esporte e, junto com minha equipe de outros executivos que hoje trabalham no COB, investimos nos atletas da melhor forma possível. Nosso dia a dia é acordar pensando o que a gente pode fazer para que eles tenham o melhor resultado possível e dormir pensando na mesma coisa. A soma de pequenas ações, desde a terapia do sono e a bioquímica até o transporte, os equipamentos e o uniforme que irão gerar o melhor resultado para o atleta”, ressaltou Freire.
“Meu papel é preparar os atletas brasileiros para o Pan, que será daqui a 30 dias, e os que vão nos representar em casa, nos Jogos do Rio daqui a pouco mais de 400 dias. Minha ideia neste encontro era mostrar para o público o profissionalismo com o qual cuidamos dos atletas. Uma completa entrega profissional, com ciência e matemática no processo”, finalizou o diretor do COB.
Os eventos do projeto “Abril no Rio” reunirão patrocinadores, anunciantes, governantes, atletas, formadores de opinião e profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016 para discutir temas relacionados ao evento, como bastidores da preparação estrutural da cidade, urbanismo, mobilidade e preparação técnica dos competidores. O próximo debate será no dia 11 de agosto.