A adidas lança nova fase da campanha Crie o seu próprio jogo, claro que usando produtos da grife alemã, com um convite inusitado aos fãs do futebol: “Esqueçam Messi”. O filme assinado pela agência 72andSunny L.A. intitulado “Unfollow” tem justamente o astro do futebol argentino Lionel Messi como protagonista, só que o objetivo e estimular que seus milhares de fãs possam fazer seu próprio jogo. No material de divulgação da campanha, adidas diz que “ninguém nunca criou nada de novo tentando ser outra pessoa. Leo Messi, o maior jogador da história do futebol, desafia você a seguir o seu próprio caminho e a deixar de seguir ele e buscar criar seu próprio jogo”.
Quatro vezes vencedor da Bola de Ouro, Messi, adorado e seguido por fãs de todo o mundo, recebeu os mais altos elogios tanto dentro quanto fora do jogo. “Mas o futebol mudou e Lionel Messi tem desafiado a próxima geração de jogadores a não considerar Messi o seu herói e sim se concorrente”, diz adidas. E conclui: “O jogo jogado nas ruas, campos e parques em todo o mundo está prestes a ter seu próprio impacto”. É possível tentar e aprender a jogar como Messi, mas, em seguida, é preciso criar algo novo, criar o seu próprio jogo.
Num mercado competitivo como o de artigos esportivos, as marcas, a exemplo de adidas, assim mesmo em minúsculo, buscam mostrar que seus produtos podem transformar sonhos de atletas em busca de bom desempenho em realidade. Os fãs do futebol são, em todo o mundo, os maiores compradores desses produtos, por isso mesmo adidas busca em seus astros, como Messi, uma interlocução para estimular o consumo. O filme é atraente e dá o recado, pedindo para os fãs esquecerem de Messi e criarem o seu próprio jogo. adidas vem assim criando uma linguagem mais próxima dos consumidores sem abrir mão, é claro, do talento de jogadores. Afinal, quem tem Messi no time, sabe que as chances de vitória são sempre maiores.