A Adobe lança o Adobe Stock, primeiro serviço de conteúdo “stock” (banco de imagens) integrado diretamente ao processo de criação e ferramentas que os profissionais criativos utilizam diariamente. Disponível por meio da Adobe Creative Cloud, esse novo serviço simplifica radicalmente a compra e o uso de conteúdo, incluindo fotos, ilustrações e gráficos. “O Adobe Stock eleva o valor da Creative Cloud como um facilitador de serviços no mercado global de imagens”, diz David Wadhwani, vice-presidente sênior de Digital Media da Adobe. “85% dos clientes que compram stock images usam as ferramentas criativas da Adobe. A profunda integração com os últimos apps para desktop da Creative Cloud, incluindo o Photoshop e o InDesign, torna a compra e o uso de fotos de bancos de imagem extremamente fácil. Ao mesmo tempo, nossos clientes — os melhores fotógrafos e designers do planeta — terão a oportunidade de contribuir com milhões de novas fotos e imagens para o Adobe Stock. Isso levará para outro patamar o processo de compra e venda de imagens”.
O Adobe Stock, um acervo com a curadoria de 40 milhões de imagens de alta qualidade que aumenta constantemente, está profundamente integrado às últimas versões do Photoshop CC, InDesign CC, Illustrator CC, Premiere Pro CC e After Effects CC. Os designers podem lançar o Adobe Stock diretamente desde o software do desktop e imagens com marca d’água para suas bibliotecas Creative Cloud Libraries, para depois acessar e trabalhar as imagens desde várias ferramentas para desktop. Quando os profissionais criativos estiverem prontos para licenciar suas imagens e trabalhos finalizados, podem fazê-lo diretamente, desde o software para desktop com o qual trabalham. Graças à tecnologia CreativeSync da Creative Cloud por assinatura, toda a edição realizada na imagem com marca d’água é aplicada automaticamente à nova imagem licenciada, economizando muitas horas e evitando possíveis retrabalhos.
O Adobe Stock também está disponível como serviço stock independente stock.adobe.com, onde designers e profissionais de marketing que não são membros da Creative Cloud podem fazer download, comprar e vender imagens stock.
O lançamento desta ferramenta revoluciona o mercado global de imagens, que hoje movimenta mais de US$ 3 bilhões, já que os clientes Adobe contribuem ativamente para os serviços de imagens e são compradores regulares de conteúdo. Estima-se que 85% dos criativos que compram conteúdo usam ferramentas Adobe. E mais de 90% dos vendedores de conteúdo usam software Adobe para preparar suas fotos e imagens. O Adobe Stock está baseado no Fotolia, fornecedor de conteúdo adquirido no início deste ano.
Além de usar o serviço Adobe Stock, os profissionais podem fornecer conteúdo para o Adobe Stock, o que lhes permite acesso a uma comunidade motivada de compradores de conteúdo em todo o mundo. A Adobe também anuncia que irá oferecer preços competitivos a fotógrafos e designers que contribuírem com conteúdo para o Adobe Stock.
Preço e disponibilidade
O Adobe Stock (stock.adobe.com) está atualmente disponível em 36 países e em 13 idiomas. Os preços para clientes individuais e para Equipes da Creative Cloud são $9.99 para uma única imagem; $29.99 por mês para 10 imagens (com direito de acumular o número de imagens não usadas); e $199 por mês para 750 imagens mensais. Há preços especiais para clientes Adobe Stock que não são membros da Creative Cloud.