A criatividade e a ousadia levaram a agência Praia, de Sorocaba, a criar no Facebook um perfil do temido Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue que anda tirando o sono de muita gente e ceifando vidas. A guerra ao mosquito está declarada e ele próprio vai ajudar, na rede social, a combater a dengue.
A epidemia provocada pelo Aedes Aegypti fez com que o Exército brasileiro saísse às ruas para ajudar no combate à doença. Dez profissionais, médicos do Exército, vão atuar em duas Unidades Básicas da zona norte de São Paulo, a maior cidade brasileira. A situação é crítica. Cidades do interior, como Sorocaba, também sofrem com a doença e em uma ação incomum, a agência de publicidade Praia criou uma campanha de combate e prevenção que está dando o que falar.
Os publicitários Caio Augusto e Fernando Torres criaram um perfil no Facebook do mosquito Aedes Aegypti e, a partir dai, começaram a cutucar as pessoas para que se atentassem à epidemia de Dengue. O perfil foi abastecido, diariamente, com informações e dicas de combate à doença, com caráter educativo, e teve mais de 2 mil seguidores na primeira semana de atividade.
Eram colocados dois posts com informações relevantes e que conseguiam um alcance de aproximadamente 60 mil pessoas. “Nossa intenção foi mostrar à população que a Dengue estava bem próxima. Percebemos que a falta de informação era a pior maneira de combater o mosquito e, ao criarmos o perfil numa rede social como o Facebook, nós conseguimos ganhar volume de pessoas com informação de qualidade. Acreditamos que é nosso papel tomar atitudes que contribuem para a melhoria da sociedade, da qual também fazemos parte”, explica Fernando Torres.
Em meio a maior epidemia de Dengue da cidade de Sorocaba, o perfil no FB do mosquito Aedes Aegypti, funcionou como um importante canal para alertar sobre o problema, trocar informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos da doença, além de apontar os focos do mosquito e ações de combate.
SOBRE A PRAIA
Em operação há um ano, a Praia veio da ideia de dois amigos publicitários, Fernando Torres e Caio Ferreira, a partir da intenção de criar uma agência que primasse pelo modo artesanal de fazer propaganda, sempre tendo a construção de marcas como elemento principal. Aos poucos, passaram a envolver nos projetos artistas das mais distintas áreas: skatistas, grafiteiros, artesãos, músicos, trazendo esses profissionais para dentro do contexto publicitário, mas sempre preservando a “praia” de cada um. Ou seja, fazer o que gosta, de modo bem feito e transformar isso em negócio (economia criativa). Um dos exemplos de criações é o Projeto Fite – que leva o grafiti para outras plataformas além das ruas. No final de 2014, a Praia ganhou sete prêmios em Festivais de cinema e mídia impressa e conseguiu projeção e atrair novos trabalhos.