O anúncio do Google de que ele está criando uma nova companhia chamada “Alphabet” não muda nada sobre o impacto e os desafios que ela representa para os consumidores da empresa, diz o grupo de interesse público sem fins lucrativos Consumer Watchdog que, nos Estados Unidos, responde pelos interesses dos usuários de produtos e serviços a exemplo do Google.
“Uma rosa por qualquer outro nome ainda é uma rosa e Google por qualquer outro nome ainda é o gigante da Internet”, disse John M. Simpson, diretor do Projeto de Privacidade do Consumer Watchdog. “Alfhabet através do que agora será chamado de sua subsidiária continuará a nos acompanhar em torno da web e construir dossiês digitais sobre nós. Faz pouca diferença para os usuários do Google.”
Consumer Watchdog disse que o movimento foi sem dúvida motivado por críticas dos investidores de que o Google estava com a atenção focada em projetos de pesquisa especulativos que CEO Larry Page chama de “moonshots.”
“Esta estrutura permite que Page e co-fundador Sergey Brin mantenham os investidores felizes e continuem a ter seus brinquedos como o Google Glass e os carros-robôs”, disse Simpson. “Nós não sabemos onde na nova estrutura societária do projeto o carro robô vai acabar, mas você pode ter certeza que Alfhabet vai empurrar os veículos para nós antes que os carros estejam prontos.”