A britânica Alzheimer’s Society iniciou nesse último fim de semana a veiculação em cinemas ingleses de comercial criado pela agência Fallon London para alertar para o drama da doença. Recorre à frases que vão perdendo palavras e mudando de sentido para retratar a dificuldade de comunicação dos pacientes. Aproveita o impacto do filme “Para sempre Alice”, estrelado por Julianne Moore, que conquistou o Oscar pela atuação, para tratar de situação similar por meio de mensagem simples e direta mostrando exatamente o que ocorre quando a memória se desfaz.
O filme “Para sempre Alice” tem causado grande impacto nas plateias do mundo, especialmente porque a longevidade hoje e suas implicações é uma realidade em vários países, inclusive o Brasil. Só que o filme mostra que o mal de Alzheimer pode se manifestar inclusive em idade ativa, como é o caso da Dra. Alice Howland, personagem de Julianne Moore, que é professora de linguística na Universidade de Columbia. A situação, dramática, a afasta do marido acaba por aproximá-la de uma filha, que tenta entender o problema. O que a Alzheimer Society do Reino Unidos deseja é justamente essa compreensão de quem está por perto de forma a preencher para o paciente as lacunas, oferecendo assim maior conforto e auto-estima para quem é acometido de um mal ainda sem cura.
Julianne Moore destacou no discurso que fez ao receber o Oscar este ano que “muitas pessoas com essa doença se sentem isoladas e marginalizadas” e que “uma das coisas maravilhosas dos filmes é que eles nos fazem sentir vistos e não sozinhos”.