Que o pão de queijo virou paixão nacional – e por quê não internacional? – já não é novidade pra ninguém. E, para comemorar o dia dessa iguaria mineira – sim, ele é tão querido que ganhou uma data só pra ele – 17 de agosto*, a Forno de Minas vai realizar uma ação nas ruas em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Quem sair de casa no período da manhã – entre 7 e 11h00, poderá encontrar um casal, devidamente caracterizado com doma, mestre cuca e avental, distribuindo um saquinho com pão de queijo. A distribuição ocorrerá nos principais pontos da zona sul dessas capitais e ter por objetivo distribuir pães de queijo em troca de sorrisos, com o mote: “Todo dia vale lembrar, um pão de queijo faz sorrir”.
“Apesar de já contarmos com vários produtos em nosso portfólio, o pão de queijo continua sendo o carro-chefe. E nada melhor que comemorar o dia dele degustando a marca que é a preferida e líder de mercado no Brasil”, afirma o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.
A ação ainda vai se estender às instituições de caridade. Em cada cidade onde ela ocorrerá, uma instituição será beneficiada com a doação de pão de queijo e de um café da tarde, preparado com receitas variadas dessa iguaria, como fornoiche, canapés, sanduichinho e petisco. “Esperamos distribuir muitos pães de queijos e sorrisos, e, principalmente, lembrar as pessoas que todo dia é dia de pão de queijo Forno de Minas”, finaliza o presidente.
A data também será repercutida nas mídias sociais da Forno de Minas, no Facebook e Instagram (@fornodeminas_oficial).
Iguaria tipicamente mineira ganha adeptos no mundo inteiro
Indicado para todas as ocasiões de consumo, como café da manhã, lanche, coquetéis e, claro, na hora de receber os amigos, o pão de queijo ultrapassou as montanhas de Minas, conquistou os brasileiros e já ganha adeptos em vários países do mundo. E não poderia ser diferente. Quem resiste ao cheiro de pão de queijo, saindo do forno, com um café quentinho? E não precisa ser só com o café não. O produto é uma ótima combinação com sucos, chás, refrigerantes e, por que não, até com um bom vinho ou uma cervejinha!? Sem contar as diversas opções de recheios doces e salgados, como geleia, requeijão, lombo assado, frios etc.
Ninguém sabe ao certo quando o pão de queijo surgiu. Especula-se que a receita tenha sido criada por volta do século do XVIII, em Minas Gerais, mas só se tornou popular na década de 1950. Outros dizem que o produto existia desde a época da escravidão. Independentemente de sua origem, o que ninguém discorda é que a mistura de queijo, polvilho, leite, ovos, sal e manteiga, criada nas fazendas mineiras, quando todos se reuniam para fazer quitutes, se tornou um hábito de consumo irresistível. “Era muito comum reunir toda a família na fazenda para preparar o pão de queijo. Os ingredientes eram bem selecionados, tínhamos todo um cuidado no modo de preparar e atenção especial no assamento, que, naquela época, era realizado no forno a lenha. Foi esse aprendizado que levei para a Forno de Minas”, lembra Dalva Mendonça, criadora da receita de pão do queijo preferida dos brasileiros.
Mas, como manter-se líder em um mercado tão competitivo? Dona Dalva, como é carinhosamente conhecida por todos, dá o segredo. “Receitas de pão queijo existem inúmeras. Dependendo da região que você está em Minas, a matéria prima utilizada pode variar. Mas, na minha opinião, o grande segredo é você ter uma receita que realize o desejo de seu consumidor. O cuidado em cada detalhe faz a diferença. Nós, por exemplo, desenvolvemos receitas diferentes dentro do mesmo produto, como o pão de queijo light e o pão de queijo gourmet, além dos diferentes tamanhos, como coquetel, tradicional, lanche, super lanche e big lanche, e o pão de queijo assado congelado, que pode ser preparado em cinco minutos, para quem não tem tempo de esperar 30 minutos para assar o tradicional. Sendo assim, faz a diferença num mercado competitivo como o nosso oferecer opções que agrade e atenda aos mais diversificados clientes, tendo como diferencial a qualidade”, afirma.
Sim, não tem como negar que é a qualidade que distingue um pão de queijo do outro. E isso é possível perceber já na primeira mordida. “É comum nos depararmos com pães de queijos duros, borrachudos e muitas vezes, até oco no meio. No pão de queijo feito com queijo de verdade e não com aroma, nada disso acontece. Ele é consistente, crocante por fora, tem uma massa firme, fica macio por dentro, além de ser muito saboroso”, explica Dona Dalva.
E não é que o pão de queijo tem conquistado o paladar de várias pessoas pelo mundo afora? A Forno de Minas mesmo já exporta o produto para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai, Peru e Emirados Árabes. Outros mercados, como Holanda, Suíça, Escandinávia, França, Angola e Colômbia também estão na mira da empresa. “Não é fácil criar um novo hábito de consumo. Porém, quando quebramos a barreira e o consumidor experimenta o pão de queijo, a conquista é imediata. Acreditamos que o pão de queijo tem tudo para ser um produto global”, completa o presidente da empresa, Helder Mendonça.
Outro ponto positivo do pão de queijo, que faz com que ele conquiste cada vez mais consumidores, é a questão da saudabilidade. “Além de saboroso, o pão de queijo é glúten free, não contém aditivos e é consumido assado”, finaliza Helder.
*Em 2007, Ana Maria Braga lançou um concurso de culinária para eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Foram tantos inscritos com receitas das mais variadas que o dia da final do concurso, em 17 de agosto, foi eleito o Dia do Pão de Queijo.