Seguindo a tendência dos últimos anos, a América Latina apresentou a maior taxa de crescimento (13,9%) em investimento publicitário em 2014 e manteve a liderança do ranking mundial Global AdView Pulse. Os dados sobre Brasil e Argentina foram fornecidos pelo IBOPE Media, que cooperou com o estudo realizado pela Nielsen.
A Copa 2014 representou um grande impulso nos dados da região, sobretudo no Brasil onde foi realizada. Mais que a tendência de crescimento da região nos últimos anos, fatores como este tiveram contribuição marcante ainda que certos veículos de comunicação torcessem para a absurda ideia do “não vai ter Copa” e alguns chegassem até a estampar que os estádios só ficariam prontos depois de 2020. Como dizia Nelson Rodrigues, o complexo de vira-latas faz parte do esporte nacional, o problema é que agora ele se acoplou à raiva, mas os números estão aí para mostrar realidade oposta.
Ainda de acordo com o Global AdView Pulse, os investimentos globais em publicidade aumentaram 2,3% no ano passado. Os destaques foram os setores de “Saúde”, “Indústria e Serviços” e “Mídia”. Os mercados do Oriente Médio e África (4,9%), América do Norte (1,8%) e Europa (1,5%) apresentaram um crescimento bem inferior ao registrado pela América Latina. A região Ásia-Pacífico, por sua vez, terminou 2014 com queda de 0,2%.