A Black Friday sempre foi motivo de debate e discussão desde que é realizada no Brasil. Para saber as percepções do consumidor digital brasileiro em relação a essa data, o CONECTA realizou uma pesquisa sobre o tema por meio do CONECTAí Express, pesquisa nacional online. O resultado mostra que 67% dos internautas brasileiros tem a intenção de realizar alguma compra nessa data, contra 13% que afirmam que não farão compras.
Apesar da alta intenção de compra, 84% dos internautas desconfiam das promoções realizadas nessa data. A grande maioria (66%) acredita que apenas algumas lojas fazem promoções reais, enquanto outras aumentam os preços semanas antes e cobram o preço normal na Black Friday. Os que não acreditam na data e acham que todas as lojas dissimulam os descontos somam 18%.
Os mais desconfiados são os internautas de 55 anos ou mais, homens e de classe mais alta.
Os que confiam que os descontos são reais e os preços dos produtos ficam bem mais baratos totalizam apenas 15% dos internautas brasileiros.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada com 2.000 internautas em setembro de 2016 por meio do CONECTAi Express, pesquisa trimestral, online, multiclientes, com cobertura nacional, que permite responder a qualquer tipo de pergunta, de forma exclusiva, rápida e econômica.